este verbete integra a lista de postagens do verbete campanha sobre assentos no transporte coletivo.
Este verbete – inicialmente – contém as mensagens que, ao longo do tempo, a BHTrans publicou no seu Jornal do Ônibus sobre o uso de assentos (preferenciais ou não) no sistema de transporte coletivo de Belo Horizonte, no que pode ser considerada uma campanha pública municipal permanente. São elas:
#pendente – rastreados 2016(não todo)/2017/2018
mar. 2016: na mensagem do Jornal do Ônibus n.º 503, um homem de pé indica um lugar para a gestante sentar em um abrigo, em banco com lugares vazios e um homem sentado, com os dizeres: “Gentileza urbana é: Dar prioridade a quem precisa, inclusive nos assentos localizados nos pontos de ônibus.”

jun. 2016: no Jornal do Ônibus n.º 509 , logo no topo, há uma composição com bancos amarelos, aviso de assento preferencial (com cinco pictogramas e dizeres) parecido com o da NBR 4022 e mensagem educativa com os dizeres: “Dê a preferência – Ceder os assentos reservados [denominação equivocada] para idosos, pessoas com deficiência, obesos, gestantes e pessoas com crianças de colo é gesto de cidadania, gentileza e respeito.”

abr. 2017: na mensagem no Jornal do Ônibus n.º 527 um homem oferece o assento a uma gestante, ambos de pé dentro de um ônibus junto a um assento azul, com os dizeres: “Gentileza urbana é: Ceder o lugar para prioridades mesmo não estando nas cadeiras amarelas.”

ago. 2017: na mensagem no Jornal do Ônibus n.º 536 um homem oferece o assento a uma gestante, ambos de pé dentro de um ônibus junto a um assento azul, com os dizeres: “Gentileza urbana é: Ceder o lugar para prioridades mesmo não estando nas cadeiras amarelas.”

dez. 2017: na mensagem no Jornal do Ônibus n.º 544, um jovem de pé oferece o lugar a um senhor idoso para ele sentar em um assento amarelo onde já há outro senhor idoso sentado (sugerido por uma usuária) com os dizeres: “Gentileza urbana é: Respeitar os assentos preferenciais.”

1ª quinz. abr. 2018: na mensagem no Jornal do Ônibus n.º 551, um jovem de pé oferece o lugar a um senhor idoso para ele sentar em um assento amarelo onde já há outro senhor idoso sentado (sugerido por uma usuária) com os dizeres: “É dever do usuário: Respeitar os assentos preferenciais nos veículos.”

______________________________________________________________________________
Se você está lendo esta postagem, que está ainda em construção, e quiser contribuir com novas informações sobre o assunto para agregarmos à nossa biblioteca, compartilhe conosco usando o box “comentários”.
última atualização em 2 de outubro de 2019