
JONES,C. (2009): JONES, Colin. Paris: biografia de uma cidade. Tradução de José Carlos Volcato; Henrique Guerra. Porto Alegre: L&PM, 2009. 592p. Título original: Paris: Biography of a City.
Este livro está indexado na nossa lista de livros e peças. Eu o comprei em Curitiba, quando fui ao 17º Congresso da ANTP 2009.
trechos:
Na orelha: “Paris é o mundo, o resto do planeta Terra é apenas seu subúrbio”. Marivaux.
p.11-epígrafe da Introdução: “Nunca vemos Paris pela primeira vez; sempre a vemos de novo…” Edmondo De Amicis (1878).
p.15: “Paris já foi tão descrita”, observou o barão de Pöllnitz em 1732, “e tanto já se ouviu falar dela, que a maioria das pessoas sabe como ela é sem nunca a ter visto.” NOTA 5 – p.514 = Memoirs of Charles-Lewis, Baron de Pöllnitz (2v., Londres, 1739), ii, p.189.
p.22: “Nunca vemos Paris pela primeira vez”, opinou o escritor italiano e turista parisiense Edmondo De Amicis no final do século XIX, “sempre a vemos de novo…”NOTA 6 – p.514 = Edmondo De Amicis, Ricordi di Parigi (Milão, 1900).
p.186: O Observatório [científico projetado por Perrault e mandado construir por Luís XIV em 1676 ao sul dos jardins de Luxemburgo] e os novos arcos triunfais ficavam do lado externo da linha formal das muralhas da cidade. Mas as muralhas não existiam mais. Em 1670, Luís XIV mandou demolir todos os baluartes de defesa e substituí-los por bulevares elevados e ladeados de árvores (a palavra boulevard é um neologismo de Luís XIV derivado de bolwerc, baluarte em holandês). [na Wikipedia há uma definição de bulevar que confirma essa informação].