Observação inicial (a ser futuramente apagada): Este é um verbete que servirá de padrão para todos os verbetes nomeados “indicadores de ___” da pesquisa Como viver junto na cdade. A presenet postagem foi
Indicadores de estacionamento é a denominação dada a um subconjunto de indicadores da pesquisa Como viver junto na cidade que integram o conjunto maior denominado indicadores de mobilidade urbana. Eles estão apresentados neste verbete da Biblioteca do LevanteBH, liberado para consulta em 18/08/2023.
Portanto, inicialmente acesse o verbete indicador-chave / indicador de apoio. Lá está informado que os indicadores de mobilidade urbana são classificados “por assunto principal” e que indicador de estacionamento integra esse conjunto.
Cada indicador de mobilidade urbana da Biblioteca do LevanteBH, independente de sua tipificação (chave/apoio) e de sua classificação (assunto principal), se for o caso, é também caracterizado como um indicador de acessibilidade (ainda não liberada para consulta) e/ou indicador de equidade (ainda não oiberada para consulta). Destaque-se: todo indicador de acessibilidade é também um indicador de equidade, mas nem todo indicador de equidade é um indicador de acessibilidade.
A pesquisa Como viver junto na cidade sistematizou uma série de indicadores de estacionamento, hitoteticamente aplicáveis em qualquer cidade/região/páis. Metodologicamente, uma vez selecionado para integrar a série, todos são tipificados por relevância como “indicador de apoio de estacionamento”. À medida que a pesquisa avança, um é selecionado para ser o “indicador-chave de estacionamento” e ser um dos componentes do indicador IAM – Índice de Acessibilidade da Mobilidade Urbana.
A lista com os vinte indicadores-chaves da pesquisa está apresentada no verbete Caderno de indicadores do LevanteBH, onde se pode acessar o verbete de cada um, com acesso à sua ficha e seus gráficos.
Os indicadores de estacionamento estão assim identificados na Biblioteca do LevanteBH:
- indicadores CRE (credenciais)
- indicadores EL (estacionamento livre)
- indicadores RL (quantidades de vagas)
- indicadores RT (estacionamento rotativo)
- indicadores SH-SV (para sinalização horizontal-vertical) – interface com a NTL n.º 18
A pesquisa Como viver junto na cidade sistematizou os indicadores de estacionamento nos quadros que seguem, sempre que possível cotejando-os com seus RPI (metas e requisitos). Com a publicação desta postagem, espera-se que o intercâmbio com os leitores do website LevanteBH permita a sistematização de mais resultados para comparação com os de Belo Horizonte. Em 17/08/2023 estão sistematizados na pesquisa:
Quadro-resumo das quantidades de indicadores de estacionamento da NTL n.º 16
estacionamento | quantidade |
indicadores (com ou sem resultados de Belo Horizonte) | 36 |
indicadores de acessibilidade/equidade | 20 |
RPI (metas e requisitos) | 2 |
resultados de fora de Belo Horizonte | 1 |
Quadro-resumo dos indicadores CRE (credenciais) da NTL n.º 16
CRE é a sigla utilizada na Biblioteca do LevanteBH para designar os indicadores relativos a credenciais estacionamento reservado para pessoas com deficiência ou para pessoas idosas de uma cidade/rgião/país
Quadro-resumo dos indicadores EL (estacionamento livre) da NTL n.º 16
EL é a sigla utilizada na Biblioteca do LevanteBH para designar os indicadores relativos a vagas de estacionamento na via pública de uma cidade/região/país nas regiões onde o estacionamento é livre sem controle de horário/pagamento (estacionamento rotativo em Belo Horizonte, por exemplo)
n.º | sigla | descrição | fórmula |
1 | ELv | n.º de vagas físicas de estacionamento existentes em quarteirão/região de estacionamento livre obs.: dado geralmente não disponível para toda a cidade, sendo possível coletar por trecho/região para aferir o cumprimento dos percentuais mínimos legais de vagas reservadas | registro na fonte |
2.1 | EL vd | n.º de vagas físicas reservadas para pessoas com deficiência na via pública onde o estacionamento é livre | registro na fonte |
2.2 | EL vdi | n.º de vagas físicas reservadas para pessoas com deficiência ou para pessoas idosas na via pública onde o estacionamento é livre | ELvd + ELvi |
2.3 | ELvi | n.º de vagas físicas reservadas para pessoas idosas na via pública onde o estacionamento é livre | registro na fonte |
3.1 | ELvm | n.º de vagas físicas de estacionamento reservadas para motocicletas sem controle de horário em quarteirão de estacionamento livre | registro na fonte |
3.2 | ELvmf | n.º de vagas físicas de estacionamento reservadas para motofrente em quarteirão de estacionamento livre | registro na fonte |
3.3 | ELvmt | n.º total de vagas físicas reservadas para motocicletas sem controle de horário + motofrete em estacionamento livre | ELvm + ELvmf |
Quadro-resumo dos indicadores RL (quantidades de vagas de estacionamento ou de embarque/desembarque) da NTL n.º 16
RL é a sigla utilizada na Biblioteca do LevanteBH para designar os indicadores relativos às vagas físicas existentes tanto em áras privadas de uso público (como shoppings center) quanto na na via pública de uma cidade/região/país (nesse caso, tanto em quarteirões de estacionamento livre, quanto o total da cidade/região/país que inclui os quarteirões de estacionamento rotativo), bem como para os relativos às entidades de ensino nas quais há (ou deveria haver) área interna para embarque/desembarque para pessoa com deficiência ou para pessoa idosa na EJA
obs.: as quantidades apenas de vagas rotativas são identificadas com RT
n.º | sigla | descrição | fórmula |
1.2 | RL ed | n.º de escolas localizadas em Belo Horizonte nas quais há (ou pode haver, a qualquer momento) aluno com deficiência (que pode precisar, a qualquer momento, embarcar/desembarcar em área interna da escola, seja por inexistência de vaga externa, seja por estar a vaga pretendida – reservada ou não reservada – ocupada) fonte em Belo Horizonte: SMED-BH | dado primário |
1.3 | RL ei | n.º de escolas localizadas em Belo Horizonte nas quais há aluno idoso aluna da EJA (que pode precisar, a qualquer momento, embarcar/desembarcar em área interna da escola, seja por inexistência de vaga externa, seja por estar a vaga pretendida – reservada ou não reservada – ocupada) fonte em Belo Horizonte: SMED-BH | dado primário |
1.4 | RL edt | n.º de escolas localizadas em Belo Horizonte nas quais os alunos com deficiência podem ser embarcados/desembarcados em área interna fonte em Belo Horizonte: SMED-BH | dado primário |
1.5 | RL eit | n.º de escolas localizadas em Belo Horizonte nas quais os alunos idosos da EJA podem ser embarcados/desembarcados em área interna fonte em Belo Horizonte: SMED-BH | dado primário |
1.6 | RL edv | n.º de escolas localizadas em Belo Horizonte nas quais os alunos com deficiência podem ser embarcados/desembarcados em vaga próxima de estacionamento reservado na via pública fonte em Belo Horizonte: SMED-BH | dado primário |
1.7 | RL eiv | n.º de escolas localizadas em Belo Horizonte nas quais os alunos idosos da EJA podem ser embarcados/desembarcados em vaga próxima de estacionamento reservado na via pública fonte em Belo Horizonte: SMED-BH | dado primário |
1.8 | RL (esc/d/interno) | % de escolas localizadas em Belo Horizonte nas quais há (ou pode haver, a qualquer momento) aluno com deficiência (que pode precisar, a qualquer momento, embarcar/desembarcar em área interna da escola, seja por inexistência de vaga externa, seja por estar a vaga pretendida – reservada ou não reservada – ocupada) | (RLedt / RLed) x 100 |
1.9 | RL (esc/i/interno) | % de escolas localizadas em Belo Horizonte nas quais há (ou pode haver, a qualquer momento) aluno idoso da EJA (que pode precisar, a qualquer momento, embarcar/desembarcar em área interna da escola, seja por inexistência de vaga externa, seja por estar a vaga pretendida – reservada ou não reservada – ocupada) | (RLeit / RLei) x 100 |
1.10 | RL (esc/d/via) | % de escolas localizadas em Belo Horizonte nas quais os alunos com deficiência podem ser embarcados/desembarcados em vaga próxima de estacionamento reservado na via pública (indicador de apoio utilizado na atividade 4.2 da planilha de monitoramento das Atividades do Pladu-BH) | (RLedv / RLed) x 100 |
1.11 | RL (esc/i/via) | % de escolas localizadas em Belo Horizonte nas quais os alunos idosos da EJA podem ser embarcados/desembarcados em vaga próxima de estacionamento reservado na via pública (indicador de apoio utilizado na atividade 4.3 da planilha de monitoramento das Atividades do Pladu-BH) | (RLeiv / RLei) x 100 |
2.1 | RLvd (n.º) | n.º total de vagas físicas de estacionamento reservadas para pessoa com deficiência (em estacionamento livre + em estacionamento rotativo) de uma cidade/região/país | RTvd + ELvd |
2.2 | RLvdi (n.º) | n.º total de vagas físicas de estacionamento reservadas para pessoa com deficiência ou para pessoa idosa (em estacionamento livre + em estacionamento rotativo) de uma cidade/região/país | RLvd + RLvi |
2.3 | RLvi (n.º) | n.º total de vagas físicas de estacionamento reservadas para pessoa idosa (em estacionamento livre + em estacionamento rotativo) de uma cidade/região/país | RTvi + ELvi |
3.1 | RLvm | n.º de vagas físicas de estacionamento reservadas para motocicletas sem controle de horário em quarteirão de estacionamento livre + estacionamento rotativo | registro na fonte (gráfico) |
3.2 | RLvmf | n.º de vagas físicas reservadas para motofrete em estacionamento livre + estacionamento rotativo | registro na fonte (gráfico) |
3.3 | RLvmt | n.º total de vagas físicas reservadas para motocicletas sem controle de horário + motofrete em estacionamento livre + estacionamento rotativo | RLvm + RLvmf |
Quadro-resumo dos indicadores RT (estacionamento rotativo) da NTL n.º 16
RT é a sigla utilizada na Biblioteca do LevanteBH para designar os indicadores relativos a vagas físicas existentes em quarteirões de estacionamento rotativo (ou, no caso de sua inexistência, nas regiões onde o estacionamento na via pública é mais disputado)
obs.: as quantidades que somam as vagas rotativas às vagas de estacionamento livre são identificadas com RL
n.º | sigla | descrição | fórmula |
x | quarteirão | em Belo Horizonte, cada face de uma quadra é considerada um quarteirão nas fontes (BHTrans) consultadas | x |
1.1 | RT$ | receita bruta média mensal do sistema de estacionamento rotativo de Belo Horizonte proveniente da venda de talões ou de créditos eletrônicos | registro na fonte ∑ (receita mensal de janeiro a dezembro) / 12 |
1.2 | RTfr | fator de rotatividade de projeto do local (expresso em nº de veículos que podem utilizar diariamente cada vaga regulamentada em um local específico) | definição (RT fr = PF/TP) |
1.3 | RTinf | veículos infratores no estacionamento rotativo (expresso em %) | registro na fonte (∑ (n.º de veículos infratores / n.º de veículos estacionados) / n.º de pesquisas realizadas) x 100 |
1.4 | RTocup | ocupação média no estacionamento rotativo (expressa em % de vagas ocupadas) | registro na fonte (∑ (n.º de veículos estacionados / n.º de vagas físicas existentes) / n.º de pesquisas realizadas) x100 |
1.5 | RTqr | n.º de quarteirões de estacionamento rotativo obs.: o valor anual é tomado como sendo o valor apurado em dezembro de cada ano [resultados de 2001-2014 conforme BHTRANS (2015k; 2015m); de 2014-2015 conforme BHTRANS (2016z); de 2005-2022 conforme BHTRANS (2023d6)]. | registro na fonte (gráfico) |
1.6 | RT rot | rotatividade média no estacionamento rotativo (expressa em n.º de veículos estacionados por vaga) | registro na fonte ∑ (n.º de veículos diferentes estacionados / n.º de vagas físicas existentes) / n.º de pesquisas realizadas |
1.6 | RT tl | n.º de talões (com dez folhas/cada) de estacionamento rotativo vendidos no ano ou (a partir de ___) n.º de créditos eletrônicos (em múltiplos de dez para permitir comparação) vendidos no ano | registro na fonte |
1.7 | RT ve | média de veículos estacionados nos quarteirões regulamentados como estacionamento rotativo (expressa em n.º de veículos/dia) | registro na fonte ∑ (n.º de veículos estacionados em cada pesquisa) / n.º de pesquisas realizadas |
1.8 | RTv (n.º) | n.º de vagas físicas de estacionamento rotativo para veículos da categoria “Facc” (não incluindo veículos de duas rodas e nem veículos grandes como ônibus e caminhões) obs.: para simplificar o levantamento, em Belo Horizonte são desprezadas as vagas de estacionamento para táxi, carro oficial, ambulância etc (com menos vagas “v”, as quantidades de vagas “vd” e “vi” fica menor, significando que o mínimo legal a ser seguido é menor); o valor anual é tomado como sendo o valor apurado em dezembro de cada ano [resultados de 2001-2014 conforme BHTRANS (2015k; 2015m); resultados de 2014-2015 conforme BHTRANS (2016z); resultados de 2005-2022 conforme BHTRANS (2023d6)]. | dado primário ou soma da RTv em todas as regiões (gráfico) |
2.1 | RTvd (n.º) | n.º de vagas reservadas para pessoas com deficiência nas regiões com estacionamento rotativo (ou, no caso de sua inexistência, n.º de vagas nas regiões onde o estacionamento na via pública é mais disputado) obs.: as quantidades desse indicador m BH precisam ser revistas, pois a BHTrans organiza seus relatórios separando “Vagas em quarteirões com Rotativo” e “Vagas em quarteirões sem Rotativo”, mas há vagas em “quarteirões sem rotativo” que estão inseridas em regiões de estacionamento rotativo (significa que RTvd vem quantificando apenas o “n.º de vagas reservadas para pessoas com deficiência em quarteirões com rotativo”) | dado primário ou soma da RTvd em todas as regiões |
2.2 | RTvi (n.º) | n.º de vagas reservadas para pessoas idosas nas regiões (independente da característica do quarteirão) com estacionamento rotativo (ou, no caso de sua inexistência, n.º de vagas nas regiões onde o estacionamento na via pública é mais disputado) obs.: a partir de 2020 em Belo Horizonte há (poucas) vagas rotativas reservadas para pessoas idosas em quarteirões sem estacionamento rotativo que estão inseridos em regiões de estacionamento rotativo (RTvi, portanto é a soma das quantidades de “Vagas em quarteirões com Rotativo” e “Vagas em quarteirões sem Rotativo com vagas rotativas”) | dado primário ou soma da RTvi em todas as regiões |
2.3 | RTvdi (n.º) | n.º de vagas reservadas para pessoas com deficiência ou para pessoas idosas nas regiões com estationamento rotativo (ou, no caso de sua inexistência, n.º de vagas nas regiões onde o estacionamento na via pública é mais disputado) | RTvd + RTvi |
2.4 | RTvd | % de vagas reservadas para pessoas com deficiência nas regiões com estacionamento rotativo (indicador-chave utilizado na planilha de monitoramento das Atividades do Pladu-BH) | (RTvd/RTv) x 100 |
2.5 | RTvd (RPI) (RPI legal) | % mínimo legal de vagas a serem reservadas para pessoas com deficiência a partir do ano 2000 (estabelecido na Lei Federal n.º 10.098/2000) | RPI (mínimo) = 2% |
2.6 | RTvi | % de vagas reservadas para pessoas idosas nas regiões com estacionamento rotativo (indicador-chave utilizado na planilha de monitoramento das Atividades do Pladu-BH) | (RTvi/RTv) x 100 |
2.7 | RTvi(RPI) (RPI legal) | % mínimo legal de vagas a serem reservadas para pessoas idosas a partir do ano 2003 (estabelecido na Lei Federal n.º 10.741/2003) | RPI (mínimo) = 5% |
2.8 | RTvdi (n.º) | % de vagas reservadas para pessoas com deficiência ou pessoas idosas nas regiões com estacionamento rotativo (indicador-chave utilizado na planilha de monitoramento das Atividades do Pladu-BH) | RTvd+RTvi |
2.9 | RTvdi (referência) | soma dos percentuais mínimos legais de vagas a serem reservadas para pessoas com deficiência ou pessoas idosas tomando como referência os RPI das duas categorias (indicador-chave utilizado na planilha de monitoramento das Atividades do Pladu-BH) | RTvd(RPI) + RTvi(RPI) |
3.1 | RT vm | n.º de vagas físicas de estacionamento reservadas para motocicletas sem controle de horário em estacionamento rotativo | registro na fonte |
3.2 | RTvmf | n.º de vagas físicas de estacionamento reservadas para motofrete em estacionamento rotativo | registro na fonte |
3.3 | RTvmt | n.º total de vagas físicas reservadas para motocicletas sem controle de horário + motofrete em estacionamento rotativo | RTvm + RTvmf |
4.1 | RT vr | n.º de vagas rotativas obs.: o valor anual é tomado como sendo o valor apurado em dezembro de cada ano [resultados de 2001-2014 conforme BHTRANS (2015k; 2015m); de 2014-2015 conforme BHTRANS (2016z); de 2005-2022 conforme BHTRANS (2023d6)]. | registro na fonte ∑ (RTv de determinado local x RTfr) (gráfico) |
4.2 | RT-I | percentual de vagas de estacionamento para inclusão % de vagas reservadas para pessoa com deficiência ou para pessoa idosa nas regiões com estacionamento rotativo obs.: indicador-chave da psquisa, integrante do Caderno de indicadores do LevanteBH e utilizado na planilha de monitoramento das Atividades do Pladu-BH | (RTvdi/RTv) x 100 |
Quadro-resumo dos indicadores SH e SV (sinalização horizontal e sinalização vertical) da NTL n.º 18
SH é a sigla utilizada na Biblioteca do LevanteBH para designar os indicadores relativos a sinalização horizontal (pintura) e obras físicas junto a vagas de estacionamento de uma cidade/região/país
SV é a sigla utilizada na Biblioteca do LevanteBH para designar os indicadores relativos a sinalização vertical (placas) de uma cidade/região/país
n.º | sigla | descrição dos indicadores SH | fórmula |
1.1 | SH-IC | índice de Conformidade da Sinalização Horizontal (pintura) e obras físicas das vagas de estacionamento reservado para pessoas com deficiência e para pessoas idosas (citado na ficha n.º 4) | depende dos resultados apurados |
1.2 | SHpcd-IC | índice de conformidade da sinalização horizontal (pintura) e obras físicas de regulamentação de vagas de estacionamento reservado para pessoas com deficiência obs.: cálculos nas abas do formulário n.º 4 | x |
1.3 | SHpi-IC | índice de conformidade da sinalização horizontal (pintura) e obras físicas de regulamentação de vagas de estacionamento reservado para pessoas idosas de uma cidade/região/país obs.: cálculos nas abas do formulário n.º 4 | x |
n.º | sigla | descrição | fórmula |
2.1 | SV-IC | Índice de Conformidade da Sinalização Vertical (placas) das vagas de estacionamento reservado para pessoas com deficiência e para pessoas idosas obs.: citado na ficha n.º 4 | depende dos resultados apurados |
2.2 | SVpcd-IC | índice de conformidade da sinalização vertical (placas) de regulamentação de vagas de estacionamento reservado para pessoas com deficiência obs.: cálculos nas abas do formulário n.º 4 | acesse o checklist |
2.3 | SVpi-IC | índice de conformidade da sinalização vertical (placas) de regulamentação de vagas de estacionamento reservado para pessoas idosas obs.: cálculos nas abas do formulário n.º 4 | acesse o checklist |