OLIVEIRA, M.F. (2025j2): OLIVEIRA, Marcos Fontoura de. Mediação da sessão 3 – Acessibilidade, trabalho, esporte e o papel da universidade, sociedade civil e do poder legislativo. In: 10 ANOS DE AVANÇOS E DESAFIOS DO ESTATUTO DA PESSOA COM DEFICIÊNCIA. Sessões de debate. Belo Horizonte, Centro de Tecnologia em Medicina Molecular (CTMM) da Faculdade de Medicina da UFMG. YouTube, 5 jul. 2025 (on-line). vídeo, cor, ___. Disponível em: link externo. Acesso em: 30 jun. 2025.
Sessão 3 – Acessibilidade, trabalho, esporte e o papel da universidade, sociedade civil e do poder legislativo
13:10 às 13:30: Avanços e desafios na acessibilidade – Dra. Lailah Vilela
13:30 às 13:50: Avanços e desafios na inclusão no Trabalho Avanços no trabalho e ação do ministério do trabalho – Dra. Patrícia Siqueira
13:50 às 14:10: Avanços e desafios no papel da sociedade civil – Mariana Oliveira / Mano Down
14:10 às 14:30: Avanços e desafios no papel da Extensão Universitária para a promoção de ações para atletas com deficiências – Profa. Andressa Mello
14:30 às 14:50: As ações das comissões de Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência das assembleias Legislativas Estaduais – Dep. Cristiano Silveira
14:50 às 15:20: Discussão / Moderador: Marcos Fontoura
anotações que fui fazendo durante a fala de cada painelista:
Laila Vilela
- idosos descendo escada (me lembrei da escada “acessível” que visitei em Vancouver)
- novo símbolo de acessibilidade
- não existe +/- acessível
- adaptações razoáveis (na discussão pedi para ela falar mais sobre isso) – me lembrei da audiência (há muitos anos) no MPSP sobre acessibilidade nos trens
- CREA – art.56
- improbidade (art. 103)
- escolas e arquitetura
- normas da ABNT de acesso gratuito
- pensei: cadeirante precisa fazer perícia para obter benefício? e down?
Patrícia Siqueira – MPT
- me lembrei dos processos de “recrutamento simplificado” se reserva da vagas
- conde encontrar uma ficha técnica dos indicadores de acessibilidade? podemos incluir algum no painel dos ODS (na discussão pedi para ela avaliar isso)
- pensei: home office de pessoas com deficiência (na discussão pedi para ela falar mais sobre isso)
- pergunta no chat: os reabilitados entram na cota? (na discussão pedi para ela responder)
Mariana Oliveira – Mano Down
- informações gerais sobre o Instituto
- calçada acessível na Rua Urucuia (falei sobre isso logo depois da fala dela)
- pesquisa-perfil da pessoa com deficiência – link (na discussão pedi para ela falar mais sobre isso)
- disponibilizado link para vídeo YouTube
Andressa Mello – UFMG
- informações gerais sobre paradesporto
- PPBR – Programa Paradesporto Brasil em Rede (link externo)
Cristiano Silveira – ALEMG [que integra lista de legisladores para contato do LevanteBH]
- falou do papel das comissões
- na discussão pedi para ele avaliar a possibilidade de tratar em alguma comissão da acessibilidade no transporte metropolitano [o que motivou e-mail enviado no mesmo dia]
OLIVEIRA, M.F. (2025h17): OLIVEIRA, Marcos Fontoura de. Compartilhamento [com deputado Cristiano Silveira] de documentos sobre “catraca alta”. Belo Horizonte, 5 jul. 2025 [mensagem de e-mail].
texto integral do e-mail de 05/07/2025
Aproveitando a conversa com o deputado Cristiano Silveira, foi enviado e-mail a ele, no dia, nos seguintes termos:
Boa noite, Cristiano Silveira. Espero encontrá-lo bem.
Conhecemo-nos hoje na mesa 3 do evento online promovido pela UFMG sobre os 10 anos da LBI.
Compartilho com você o Parecer Técnico: catraca alta em ônibus urbano e a crônica “É terraplanismo dizer que um roletão nos ônibus é bom’, ambos produtos de minha pesquisa de pós-doutorado Como viver junto na cidade.
Com base nesses documentos o MPMG abriu o Procedimento Administrativo n.º 02.16.0024.0165867.2025-86, que está em fase de coleta de informações junto a diversos gestores da RMBH. O uso do equipamento denominado “roleta alta” foi proibido em Belo Horizonte pela BHTrans, mas vem sendo usado no transporte metropolitano e em cidades da RMBH.
Penso que esse assunto pode ser um bom começo para uma discussão ampla e propositiva em busca do direito à acessibilidade no transporte público da RMBH.
Atenciosamente,
Marcos Fontoura de Oliveira
Acesse o website da pesquisa Como viver junto na cidade nesse endereço: levantebh.com.br.
