Participei da abertura dessa exposição em 9 de abril de 2024, quando conheci e conversei com a artista. Dei a ela o livro “Ouro Preto e o Futuro”.
Esta postagem integra lista do verbete artistas avulsos e exposições sobre personalidades.
REALE, B. (2024a): REALE, Berna. Exposição “Berna Reale / Ruídos”. CCBB-BBH [website], Belo Horizonte, 2024. Disponível em: link externo. Acesso em: 14 abr. 2024.
REALE, B. (2024b): REALE, Berna. Berna Reale / Ruídos. Curadoria: Silas Martí. Textos: Silas Martí, Paulo Herkenhoff. Tradução: Beatriz Vitória, Jorgiana Antonietta Nunes, Silmara de Oliveira. Belo Horizonte: Cara Produções, 2024. 176p. (catálogo de exposição, Brasília, CCBB-DF, de 16 de janeiro a 10 de março de 2024 e Belo Horizonte, CCBB BH, de 10 de abril a 10 de junho de 2024).
texto integral do website CCBB-BH:
Entre os dias 10 de abril e 10 de junho, o CCBB BH recebe a exposição “Berna Reale / Ruídos”, que abrange um recorte da produção da artista visual brasileira Berna Reale, de 2009 a 2023, em fotografia, objeto, performance, pintura e vídeo. As obras propõem uma reflexão sobre a condição humana diante da desigualdade de gênero, econômica e social, assim como da violência.
Nascida em Belém (PA), Reale iniciou sua carreira artística nos anos 1990, mas foi em 2006, quando apresentou seu trabalho “Cerne” no 25º Salão de Arte Pará, que sua produção passou a ser conhecida nacional e internacionalmente. Desde então, a artista tem explorado seu próprio corpo como elemento central da produção de suas performances, fotografias e vídeos.
Seus trabalhos, marcados pela abordagem crítica aos aspectos materiais e simbólicos da violência e aos processos de silenciamento presentes nas mais diversas instâncias da sociedade, investigam a importância das imagens na manutenção de imaginários e ações brutais.
A exposição ocorre nas galerias do térreo, e a entrada é gratuita, com retirada de ingresso em nossa bilheteria ou aqui.
A classificação indicativa da mostra é livre. Entretanto, determinadas obras da exposição
apresentam cenas de nudez e/ou violência como parte integrante da expressão artística
e serão sinalizadas com totens na entrada das salas.