Esse livro está citado na p.18 (e compõe as referências – p.45) da publicação “Direitos Humanos“.
Integra as referências de pelo menos uma versão do Apêndice 1 da NTL n.º 3 e do Apêndice 2 da NTL n.º 14.
BOBBIO, N, (2004a1): BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Apresentação: Celso Lafer [nova edição]. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 (9ª reimpressão). 212p. Título original: L’étà dei Diritti.
- BOBBIO, N. (2004a2): BOBBIO, Norberto. Introdução. In: _______. A era dos direitos. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 (9ª reimpressão). p.1-12.
BOBBIO, N. (2004b): BOBBIO, Norberto. A era dos direitos. Tradução: Carlos Nelson Coutinho. Apresentação: Celso Lafer [nova edição]. Rio de Janeiro: Elsevier, 2004 (7ª reimpressão). 212p. Título original: L’étà dei Diritti. Disponível em: internet. Acesso em: 21 ago. 2018 e 24 fev. 2020.
trechos de “b”:
p.9: Do ponto de vista teórico, sempre defendi — e continuo a defender, fortalecido por novos argumentos — que os direitos do homem, por mais fundamentais que sejam, são direitos históricos, ou seja, nascidos em certas circunstâncias, caracterizadas por lutas em defesa de novas liberdades contra velhos poderes, e nascidos de modo gradual, não todos de uma vez e nem de uma vez por todas. […] Ao lado dos direitos sociais, que foram chamados de direitos de segunda geração, emergiram hoje os chamados direitos de terceira geração, que constituem uma categoria, para dizer a verdade, ainda excessivamente heterogênea e vaga, o que nos impede de compreender do que efetivamente se trata.