Por vezes, me sinto como Clov no meu trabalho como burocrata (não tomador de decisão) da gestão pública, em meio ao caos da gestão tão bem mostrado por John Kingdon em seu impactante livro “Agendas, Alternatives, and Public Policies” (que tanto me ajudou em minha tese de doutorado “Ausências, avanços e contradições da atual política de mobilidade urbana de Belo Horizonte”).
São quatro os personagens da peça: Hamm, Clov, Nagg e Nell.
referências:
BECKETT, S. (2016b): BECKETT, Samuel. Fim de jogo. Tradução: Fábio Rigatto de Souza Andrade. Direção: Isabel Teixeira. Elenco: Renato Borghi. Elcio Nogueira Seixas, Maria de Castro Borghi, Adriano Borghi. São Paulo, Sesc Vila Mariana, 12 de maio a 17 de junho de 2016. (programa).
BECKETT, S. (2016c): BECKETT, Samuel. Fim de partida. Tradução: Fábio de Souza Andrade. Direção: Eric Lenate. Elenco: Rubens Caribé, Ricardo Grasson, Miriam Rinaldi, Eric Lenate, L.P. Daniel. São Paulo, Sesc Pinheiros, 2 de junho a 2 de julho de 2016. (programa).
BECKETT, S. (2024a): BECKETT, Samuel. Fim de partida. Tradução: Fábio de Souza Andrade. Direção: Eid Ribeiro. Elenco: Francisco Dornellas, Victor Donellas, João Santos e Marina Viana. Belo Horizonte, CCBB-BH, de 15 de fevereiro a 18 de março de 2024. (programa).
BECKETT, S. (____): BECKETT, Samuel. Fim de partida. Tradução: ___. _____: ____, ____. __p.33-148. Disponivel em: link externo. Acesso em: 25 fev. 2024.
trecho do diálogo final de Clov e Hamm, antes da fala final de Hamm: