Esta postagem integra listas dos verbetes 1) cordão; 2) documentos avulsos (BHTrans/Sumob); 3) campanhas, anúncios, manifestos e protestos.
BHTRANS & SUMOB (2025m61): EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S.A – BHTRANS; SUPERINTENDÊNCIA DE MOBILIDADE DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE – SUMOB. Jornal do Ônibus, Belo Horizonte, edição n.º 703, 1ª quinzena de junho de 2025. 1p. Disponível em: link externo. Acesso em: 21 jan. 2025.
- BHTRANS & SUMOB (2025m61a): EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S.A – BHTRANS; SUPERINTENDÊNCIA DE MOBILIDADE DO MUNICÍPIO DE BELO HORIZONTE – SUMOB. Jornal do Ônibus, Belo Horizonte, edição n.º 705, 1ª quinzena de julho de 2025. Conheça os acessórios da inclusão – cordão de girassol.
O texto da mensagem aqui destacada é: Conheça os acessórios da inclusão – cordão de girassol. Se encontrar alguém usando este [sic] cordão, seja gentil. Ele identifica pessoas com doenças não visíveis (TEA, TDAH, demência, entre outras).
comentário 1: Não gostei dessa mensagem “seja gentil” da campanha (também usada em outras mensagens). Achei meio boba. Qual seria uma mensagem melhor?
comentário 2: A campanha comete um erro grosseiro: o cordão de girassol não foi instituído (legalmente) para identificar pessoas com “doenças ocultas” e sim com “deficiências ocultas”. Pode parecer é o mesmo, mas definitivamente não é. Pessoas com TEA (nomeadas na campanha como elegíveis ao cordão de girassol) são pessoas com deficiência e não com doença. Muitas preferem usar o cordão do infinito ou o cordão de quebra-cabeça.

