Este caderno faz parte da lista de cartilhas, guias, manuais e cadernos de mobilidade, planejamento e posturas urbanas de Brasil da Biblioteca do LevanteBH.
BRASIL (2016i): BRASIL. Ministério das Cidades. Secretaria Nacional de Mobilidade Urbana: SeMob. Caderno Técnico para Projetos de Mobilidade Urbana – Sistemas de prioridade ao ônibus. Apoio técnico: WRI Brasil. Brasília, dez. 2016. 117p. Disponível em: internet-Mobilize. Acesso em: 27 dez. 2019.
trechos:
p.146-153:
GLOSSÁRIO
p.149:
- Embarque em nível: alinhamento vertical entre o piso da plataforma da estação e a soleira da porta de embarque/desembarque do veículo.
- Estação aberta: estruturas, de livre acesso e sem bloqueios, situadas ao longo do percurso da linha que fornecem aos passageiros conveniência, segurança, conforto e proteção contra intempéries.
- Estação fechada: estruturas ao longo do percurso da linha que fornecem aos passageiros conveniência, segurança, conforto e proteção contra intempéries e possuem linhas de bloqueio (catracas) para validação da tarifa anterior ao embarque.
- Extensão do meio-fio: avanços da calçada, geralmente em interseções, que reduzem a distância de travessia, diminuindo, assim, a exposição dos pedestres.
- Faixa de pedestres: faixa delimitada indicando a área de travessia de pedestres.
pontos de atenção: NTL n.º 3 / NTL n.º 8 / NTL n.º 11 / NTL n.º 15.