caminho acessível
percurso acessível
rota acessível em português (título de item da NBR 9050/2004-corrigida 2005)
ruta accesible em espanhol (castelhano)
accessible route em inglês
rota tátil em português / rota táctil em espanhol (castelhano)
Acesse o verbete acessível para conhecer outras expressões (como rota acessível) catalogadas na Biblioteca do LevanteBH que utilizam a palavra acessível.
Se adotarmos plenamente o desenho universal em nossas cidades, não haverá diferença entre rota acessível rota tátil. Por isto, as duas expressões são objeto de um verbete único na Biblioteca do Levante-BH.
4 dez. 2023-BH: Reunião de técnicos da BHTrans e da Diretoria de Patrimônio Cultural e Arquivo Público (DPCA) da PBH para compatibilizar imperativos da acessibilidade com preservação do patrimônio nas calçadas da Avenida do Contorno (padrão de calçada artística em ladrilho), para implantação de rota acessível entre Instituto São Rafael e estação Carlos Prates do metrô.
2022-BH: Lei ____________. (LINKAR).
3 ago. 2020: Assim a NBR 9050/2020 define rota acessível: “trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que conecte os ambientes externos ou internos de espaços e edificações, e que possa ser utilizado de forma autônoma e segura por todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiência e mobilidade reduzida. A rota acessível pode incorporar estacionamentos, calçadas rebaixadas, faixas de travessia de pedestres, pisos, corredores, escadas e rampas, entre outros”.
2018-Niterói: “Na Praia Vermelha, com custo de cerca de R$ 430 mil, um caminho acessível, com calçamento plano, piso tátil para orientação de pessoas com deficiência visual e rampa, está quase concluído. Ele interligará todos os prédios do campus, que oferece cursos como arquitetura e urbanismo, computação e física.” conforme MARQUES(2018).
2018-Estados Unidos: “Chapter 4: Accessible Routes” constante do ADA Standards conforme ADA(2018c).
2016-México: “”Ruta táctil – Circulación diseñada para las personas con discapacidad visual que señala un camino determinado entre los espacios, usando una combinación de elementos táctiles, tales como, pavimento táctil, señalamiento tacto-visual y pasamanos.”” conforme MÉXICO(2016a,p.15)”.
2016-México: “Ruta accesible – Es la que permite una circulación continua y sin obstáculos, con la combinación de elementos construidos que garantizan a cualquier persona entrar, desplazarse, salir, orientarse y comunicarse con el uso seguro, autónomo y cómodo tanto en el espacio público como en las edificaciones y el mobiliario.”” conforme MÉXIXO(2016a,p.15).
2016: “Rota acessível, deslocamento social e possível” em BRAGA (2016).
11 set. 2015-NBR 9050:
1 Escopo […] As unidades autônomas acessíveis são localizadas em rota acessível.
3.1.3.2 – rota acessível – trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que conecte os ambientes externos ou internos de espaços e edificações, e que possa ser utilizado de forma autônoma e segura por todas as pessoas, inclusive aquelas [pessoas] com deficiência e [pessoas com] mobilidade reduzida. A rota acessível pode incorporar estacionamentos, calçadas rebaixadas, faixas de travessia de pedestres, pisos, corredores, escadas e rampas, entre outros.
4.3.3 Mobiliários na rota acessível
[…] Quando da impossibilidade de um mobiliário ser instalado fora da rota acessível, ele deve ser projetado com diferença mínima em valor de reflexão da luz (LRV) de 30 pontos, em relação ao plano de fundo, conforme definido em 5.2.9.1.1, e ser detectável com bengala longa ou atender ao descrito em 5.4.6.3. […]
Figura 6 – Mobiliários na rota acessível
4.3.7 Proteção contra queda ao longo de rotas acessíveis / Devem ser previstas proteções laterais ao longo de rotas acessíveis, para impedir que pessoas sofram ferimentos em decorrência de quedas. / Quando uma rota acessível, em nível ou inclinada, é delimitada em um ou ambos os lados por uma superfície que se incline para baixo com desnível igual ou inferior a 0,60 m, composta por plano inclinado com proporções de inclinação maior ou igual a 1:2, deve ser adotada uma das seguintes medidas de proteção: […]
Figura 10 – Exemplos de proteção contra queda [com identificação da rota acessível]
6.1 Rota acessível / 6.1.1.2 – A rota acessível é um trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que conecta os ambientes externos e internos de espaços e edificações, e que pode ser utilizada de forma autônoma e segura por todas as pessoas. A rota acessível externa incorpora estacionamentos, calçadas, faixas de travessias de pedestres (elevadas ou não), rampas, escadas, passarelas e outros elementos da circulação. A rota acessível interna incorpora corredores, pisos, rampas, escadas, elevadores e outros elementos da circulação.
6.1.1.3 – A rota acessível pode coincidir com a rota de fuga.
6.1.2 Iluminação / Toda rota acessível deve ser provida de iluminação natural ou artificial com nível mínimo de iluminância de 150 lux medidos a 1,00 m do chão. São aceitos níveis inferiores de iluminância para ambientes específicos, como cinemas, teatros ou outros, conforme normas técnicas específicas.
6.2.3 Os acessos devem ser vinculados através de rota acessível à circulação principal e às circulações de emergência. Os acessos devem permanecer livres de quaisquer obstáculos de forma permanente.
6.2.4 O percurso entre o estacionamento de veículos e os acessos deve compor uma rota acessível. Quando da impraticabilidade de se executar rota acessível entre o estacionamento e acessos, devem ser previstas, em outro local, vagas de estacionamento para pessoas com deficiência e para pessoas idosas, a uma distância máxima de 50 m até um acesso acessível.
6.14.1.2 As vagas para estacionamento de veículos que conduzam ou sejam conduzidos por pessoas com deficiência devem: […] c) estar vinculadas à rota acessível que as interligue aos polos de atração;
6.14.2 Circulação de pedestre em estacionamentos
Todo estacionamento deve garantir uma faixa de circulação de pedestre que garanta um trajeto seguro e com largura mínima de 1,20 m até o local de interesse. Este trajeto vai compor a rota acessível.
8.1 Condições gerais […] Quando instalado na rota acessível, deve atender ao disposto em 4.3.3.
Para ser considerado acessível, o mobiliário urbano deve: […] e) estar localizado junto a uma rota acessível;
9 Mobiliário / 9.1 […] Quando instalado na rota acessível, deve atender ao disposto em 4.3.3.
9.3 Mesas ou superfícies / 9.3.1 Mesas ou superfícies de trabalho / 9.3.1.1 As mesas ou superfícies de trabalho acessíveis devem ser facilmente identificadas e localizadas dentro de uma rota acessível.
9.3.2 Mesas ou superfícies de refeição / 9.3.2.1 As mesas ou superfícies de refeição acessíveis devem ser facilmente identificadas e localizadas dentro de uma rota acessível e estar distribuídas por todo o espaço.
10.3 Cinemas, teatros, auditórios e similares / 10.3.1 Gerais / Os cinemas, teatros, auditórios e similares, incluindo locais de eventos temporários, mesmo que para público em pé, devem possuir, na área destinada ao público, espaços reservados para pessoa com deficiência ou com mobilidade reduzida, atendendo às seguintes condições: / a) estar localizados em uma rota acessível vinculada a uma rota de fuga;
10.4 Plateia, palco e bastidores – Circulação / 10.4.1 Os corredores de circulação da plateia devem ser livres de obstáculos. Quando apresentarem rampa ou degrau, deve ser instalado pelo menos um corrimão, conforme 4.6.5, na altura de 0,70 m, instalado de um só lado ou no meio da circulação. Admite-se que os corredores de circulação que compõem as rotas acessíveis aos lugares da plateia possuam inclinação máxima de rampa de até 12 %.
10.4.2 Uma rota acessível deve interligar os espaços para P.C.R. ao palco e aos bastidores.
10.4.2.1 A rota acessível deve incluir sinalização luminosa próxima ao piso ou no piso das áreas de circulação da plateia e de bastidores.
10.8 Restaurantes, refeitórios, bares e similares / 10.8.1 […] Os restaurantes, refeitórios e bares devem possuir pelo menos 5 % do total de mesas, com no mínimo uma, acessíveis à P.C.R. Estas mesas devem ser interligadas a uma rota acessível e atender ao descrito em 9.3.2. A rota acessível deve incluir o acesso ao sanitário acessível.
10.9.2 Os dormitórios acessíveis com banheiros (Figura 146) não podem estar isolados dos demais, mas distribuídos em toda a edificação, por todos os níveis de serviços e localizados em rota acessível.
10.10.2 […] Pelo menos uma das salas, para cada tipo de serviço prestado, deve ser acessível e estar em rota acessível.
10.11 Locais de esporte, lazer e turismo / 10.11.1 Todas as portas existentes na rota acessível, destinadas à circulação de praticantes de esportes que utilizem cadeiras de rodas do tipo “cambadas”, devem possuir vão livre de no mínimo 1,00 m, incluindo as portas dos sanitários e vestiários. […] 10.11.3 Uma rota acessível deve interligar os espaços para P.C.R. e os assentos para P.M.R. e P.O. às áreas de apresentação, incluindo quadras, vestiários e sanitários.
10.15 Escolas […] 10.15.2 Deve existir pelo menos uma rota acessível interligando o acesso de alunos às áreas administrativas, de prática esportiva, de recreação, de alimentação, salas de aula, laboratórios, bibliotecas, centros de leitura e demais ambientes pedagógicos. Todos estes ambientes devem ser acessíveis.
10.18 Estabelecimento bancário / 10.18.1 Quando da existência de áreas de bloqueio ou dispositivos de segurança para acesso, deve ser prevista outra entrada vinculada a uma rota acessível.
10.20 Delegacias e penitenciárias […] 10.20.3 No mínimo uma cela dotada de instalações sanitárias deve ser acessível e estar em rota acessível.
jul.2015-LBI: Art.113 […] As cidades de que trata o caput deste artigo devem elaborar plano de rotas acessíveis, compatível com o plano diretor no qual está inserido, que disponha sobre os passeios públicos a serem implantados ou reformados pelo poder público, com vistas a garantir acessibilidade da pessoa com deficiência ou [pessoa] com mobilidade reduzida a todas as rotas e vias existentes, inclusive as que concentrem os focos geradores de maior circulação de pedestres, como os órgãos públicos e os locais de prestação de serviços públicos e privados de saúde, educação, assistência social, esporte, cultura, correios e telégrafos, bancos, entre outros, sempre que possível de maneira integrada com os sistemas de transporte coletivo de passageiros.”” conforme BRASIL(2015a) incluído como §3º do art.41 de BRASIL(2000a)”.
2015-Chile: “6.4.1 Ruta Accesible – Debe existir un trayecto continuo de dimensiones mínimas de 1.20 metros de ancho por 2,10 metros de alto, de pavimento estable, de superficie homogénea, antideslizante en seco y en mojado, y libre de obstáculos, gradas o cualquier barrera que dificulte el desplazamiento y percepción en su recorrido. Se debe considerar esta condición en la totalidad del recorrido por las veredas, independientemente al uso de la ciclovía para personas usuarias de silla de ruedas y otros dispositivos de rodado. Los toldos, carteles u otros cuerpos salientes en las fachadas se colocarán a una altura mínima de 2,10 metros desde el suelo. En caso de existir elementos estructurales, bocas de red seca, u otros elementos que invadan la altura mínima libre peatonal, deberán prolongarse en vertical hasta el suelo o a una altura máxima de 25 cm del mismo, en toda su superficie. Las tapas de registro de cámaras, rejillas de ventilación y sumideros deben estar perfectamente fijados y enrasados en la acera, además de impedir cualquier tipo de deslizamiento. Los huecos de la rejilla no podrán tener un ancho superior a 15 mm y debe quedar colocado en perpendicular al sentido de la marcha.” conforme SANTIAGO(2015a,p.42).
2005: A NBR 9050/2004-corrigida 2005 tem esse item específico:
3.37 rota acessível: Trajeto contínuo, desobstruído e sinalizado, que conecta os ambientes externos ou internos de espaços e edificações, e que possa ser utilizado de forma autônoma e segura por todas as pessoas, inclusive aquelas com deficiência. A rota acessível externa pode incorporar estacionamentos, calçadas rebaixadas, faixas de travessia de pedestres, rampas, etc. A rota acessível interna pode incorporar corredores, pisos, rampas, escadas, elevadores etc.
Se você quiser contribuir com algum outro documento que possa ser agregado à Biblioteca do LevanteBH, por favor faça contato conosco.
Assim fazendo, vamos construindo cidades inclusivas.