pendente CAMPINAS (2025): CAMPINAS. Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas S/A – EMDEC. Sinalização semafórica. Campinas, s.d. Disponível em: link externo. Acesso em: 1º abr. 2025.
observação: integra lista do verbete semáforo para pedestres (com sinal sonoro) onde são encontradas análises desse equipamento (emitidas em 31/03/2025 e 1º/04/2025) e outras referências.
trechos de texto:
Sinalização semafórica
Os semáforos são sinalizações viárias compostas por indicações luminosas que controlam os fluxos de pedestres, ciclistas e motoristas nas vias públicas.
Campinas possui conjuntos semafóricos padrão, inteligentes, prioritários e sonoros.
Entenda a seguir as características de cada um.
[…]
Tipos de semáforos
Padrão
[…]
São os semáforos que funcionam segundo tempos pré-estabelecidos de passagem dos veículos e pedestres. Esta duração é definida a partir de análises técnicas, específicas para cada cruzamento, objetivando a máxima eficiência e segurança. A programação dos ciclos também pode ser feita de forma remota, desde que os semáforos estejam ligados à CIMCamp.
Inteligentes
[…]
Também possuem tempos pré-estabelecidos, mas utilizam tecnologias de câmeras ou a laser para identificar se os semáforos estão abertos onde os veículos já passaram e fechados onde ainda há muitos para passar. Dependendo da situação do trânsito, e respeitando os tempos mínimos de passagem, eles ajustam o sinal verde em tempo real, para ninguém perder tempo à toa.
Prioritários [acesse verbete]
[…]
São semáforos normais que, quando acionados por botões de emergência instalados em unidades do Corpo de Bombeiros e Serviço Móvel de Atendimento de Urgência (Samu), fecham para os veículos e pedestres e abrem para as viaturas. Funcionam na região central, no Jardim do Lago e na Vila João Jorge.
Sonoros [uso indevido de denominação, pois não existem semáforos sonoros” e, sim “sinais sonoros em semáforos” (pois, semáforos são equipamentos que emitem, obrigatoriamente, sinais luminosos)
[…]
Acionados por botoeiras ou chaveiros eletrônicos individuais de pessoas com deficiência visual previamente cadastradas, emitem sinais sonoros para indicar quando podem realizar a travessia.
comentário: entende-se que não há sinal sonoro de uso ininterrupto em Campinas, como existe em Belo Horizonte.