Essa matéria mostra uma solução ruim, disfarçada de boa, como tantas outras já detectadas na pesquisa Como viver junto na cidade no produto como não viver junto na cidade: caixa de Pandora da cultura cidadã.
ponto de atenção: elaborar um Apêndice da NTL n.º 17 englobando outras soluções ruins adotadas em em semáforos.
pendente SBT (2025__): SISTEMA BRASILEIRO DE TELEVISÃO – SBR Semáforos inteligentes garantem mais segurança para deficientes visuais em Campinas (acompanha: vídeo, cor, 1’48”). São Paulo. 30 mar. 2025. Disponível em: link externo. acesso em: 1º abr. 2025.
observação: integra lista do verbete semáforo para pedestres (com sinal sonoro) onde são encontradas análises desse equipamento (emitidas em 31/03/2025 e 1º/04/2025) e outras referências.
texto da matéria no SBT:
Semáforos inteligentes garantem mais segurança para deficientes visuais em Campinas
Tecnologia inovadora aciona alerta sonoro por detector de presença e promete mais autonomia para pedestres
[vídeo de 1’48”] SBT Brasil 30/03/2025 às 17h07
Pessoas com deficiência visual ganharam mais segurança ao atravessar as ruas no interior de São Paulo. Em Campinas, semáforos inteligentes com detectores de presença já estão em funcionamento, oferecendo mais autonomia e segurança para esses pedestres.
Na hora da travessia, o pedestre escuta um som característico: um sinal sonoro, emitido por um sistema inédito no Brasil, criado por Paulo Eduardo Conde.
“A ideia surgiu através de um problema prévio que nós tínhamos há muito tempo já, que havia muito ato de vandalismo com o sistema antigo que era instalado na cidade… A gente resolveu testar algumas tecnologias, fazendo com que só a pessoa com deficiência visual nas proximidades tivesse acesso ao sistema”, disse o criador do projeto.
Ao se aproximar com uma tag do sinal, o alerta sonoro é acionado por meio do Bluetooth, que envia informações para uma caixa instalada no local. Quando o som se intensifica, significa que o tempo de travessia está acabando.
“Eu acho uma tecnologia que ajuda muito e contribui muito para as pessoas que de fato necessitam, que são as pessoas com deficiência visual… Ajuda a ter mais confiança, autonomia e segurança também”, disse Benedito Pazinatti, usuário do sistema.
Até o momento, 25 dispositivos já foram instalados em Campinas, mas o objetivo é chegar a mais de cem. O novo sistema substitui os antigos botões instalados nos postes, que ficavam muitas vezes em locais de difícil acesso e estavam sujeitos a vandalismo.
O sistema de acionamento por detector de presença tem baixo custo de implantação, e a expectativa é que seja replicado em outras cidades do país.