pendente: Resposta estranha e confusa, recebida em 24/06/2025 da OGE-MG, exige que eu vá pessoalmente a pelo menos uma das duas estações metropolitanas (Cachoerinha e Montese) exemplificadas em minha solicitação de 10/06/2025 para avaliar o que está acontecendo.
Esta postagem integra lista dos verbetes
estação de transporte coletivo urbano (RMBH) e
lista de solicitações de informação para prefeituras, estador e União.
OLIVEIRA, M.F. (2025d7): OLIVEIRA, Marcos Fontoura de. Registro de solicitação no Portal Ouvidoria-Geral do Estado de Minas Gerais [protocolo nº: 1006202582182] – portas de estações de transferência metropolitanas do BRT. Belo Horizonte, 10 jun. 2025 (respondida).
comentário: Link para solicitação à Ouvidoria de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social, braço da OGE => clique aqui.
observação: Acesse lista completa de lista de solicitações de informação para PBH e GMG => clique aqui.
Esta solicitação de informações foi motivada por um estranhamento após passar duas vezes pela Avenida Antônio Carlos e constatar que, alé, das estações metropolitanas toralmente fechadas, há estações metropolitanas que operam apenas de um lado. Significa dizer que, em algumas estações, o passageiro metropolitano consegue embarcar (mas não consegue desembarcar) ou não consegue embarcar (mas consegue desembarcar). Meu palpite é que isso é uma tentativa de impedir a entrada de passageiros sem pagar, mas assim fazendo os passageiros que querem pagar ficam prejudicados. Exemplos indicados na solicitação: Cachoeirinha é uma estação fechada no sentido Centro/Bairro e Montese é uma estação fechada no sentido Bairro/Centro.

#pracegover: Nessa imagem da Estação Montese (Metropolitano) vê-se que as duas portas estão lacradas impedindo que uma pessoa fique em pé diante da porta e, portanto, impedindo o embarque no sentido bairro/centro.


resposta de M.Fontoura em 13/06/2025:
Não existe linha a ser informada. A manifestação é sobre operação de ônibus em estações de transferência do BRT metropolitano (citando as estações Cachoerinha e Montese como meros exemplos). Não é uma manifestação sobre linhas.
resposta (estranhíssima) da Ouvidoria MG em 13/06/2025:
Prezado(a) Senhor(a), Agradecemos e ressaltamos a importância de sua participação para auxiliar o Governo de Minas no aperfeiçoamento dos serviços públicos. Após análise preliminar da manifestação registrada pelo(a) Senhor(a), identificamos que faltam informações suficientes para a apuração por parte do órgão responsável. Neste sentido, solicitamos que complemente sua manifestação, no prazo de 10 dias corridos, encaminhando a esta Ouvidoria as seguintes informações: ¿ número da linha Não é necessário gerar nova manifestação, apenas complementar esta já cadastrada. Esclarecemos que, caso as informações não sejam fornecidas, a manifestação poderá ser encerrada, nos termos do artigo 8º, § 1º da Lei Estadual nº 15.298/2004. Atenciosamente, Ouvidoria de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social
resposta automática recebida pelo e-mail redelevantebh@gmail.com em 10/06/2025:
Manifestação Criada no MG-OUV
Número do protocolo de acesso: 1006202582182
Senha de acesso: OCBO4472
Acompanhe o andamento clicando no link abaixo:
consultar manifestação
texto da solicitação em 10/06/2025:
Tenho observado no BRT metropolitano que opera na Avenida Antônio Carlos a existência de estações com portas lacradas (impossibilitando acesso) em um dos lados. Exemplo de estação fechada no sentido Centro/Bairro: Cachoeirinha. Exemplo de estação fechada no sentido Bairro/Centro: Montese. Gostaria de receber as seguintes informações: 1) nomes de todas as estações com portas lacradas no sentido centro/bairro; 2) nomes de todas as estações com portas lacradas no sentido bairro/centro; 3) se houve autorização da Seinfra para as portas estarem lacradas; 4) motivo para as portas terem sido lacradas.
resposta estranhíssima da OGE-MG em 24/06/2025:
Prezado(a) Senhor(a),
Agradecemos e ressaltamos a importância de sua participação para auxiliar o Governo de Minas no aperfeiçoamento dos serviços públicos.
Encaminhamos sua manifestação ao DER/MG, que nos informou:
Em atenção à reclamação encaminhada por meio do Protocolo da Manifestação nº 1006202582182, a Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (SEINFRA), que é responsável pelo gerenciamento e regulamentação do sistema de transporte da RMBH, esclareceu que que as manifestações sobre funcionamento e irregularidades do Cartão Ótimo, são de responsabilidade do Consórcio Ótimo.
[comentário: A responsabilidade pelas irregularidades não pode ser do “Cartão Ótimo”. Se confirmada uma irregularidade, ela pode ter sido provocada ou causada por negligência das empresas operadoras, sim, mas a responsabilidade pela apuração de uma irregularidade deve ser da Seinfra-MG].
Ao ser acionado, o Consórcio Ótimo informou, sempre providencia a manutenção desses equipamentos, tão logo é comunicado de alguma irregularidade em seu funcionamento, seja por seus empregados, empregados das concessionárias, por usuários do sistema ou pela SEINFRA. A equipe de manutenção atua diariamente na manutenção preventiva e corretiva, para assim evitarmos os possíveis problemas.
Informou ainda que, as portas estão funcionando normalmente.
[comentário: Essa resposta exige que eu vá vistoriar pessoalmente o local, para saber se eu me enganei no que me pareceu ser um bloqueio das portas]
Pelo exposto, tendo em vista as informações apresentadas e esgotadas as competências da Ouvidoria de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social, informamos que a presente manifestação será encerrada.
[comentário: A Ouvidoria apenas intermediou a manifestação de um cidadão com as empresas operadoras, repassando uma resposta sem avaliar seu conteúdo e sem se interessar em apurar se poderia estar havendo alguma irregularidade. Assim, conclui-se que é meramente retórico o trecho inicial da resposta, qual seja, “Agradecemos e ressaltamos a importância de sua participação”.]
Colocamo-nos à disposição para quaisquer esclarecimentos necessários e solicitamos que, por gentileza, responda à nossa pesquisa de satisfação.
[comentário: pesquisa respondida, mas as perguntas e as opções de resposta podem ser melhoradas]
Atenciosamente,
Ouvidoria de Desenvolvimento Econômico, Infraestrutura e Desenvolvimento Social