Nesta postagem tratamos de:
misoginia
sexismo
Acesse também as postagens dos preconceitos que, na pesquisa Como viver junto na cidade, consideramos como opressões que se complementam, como rodas dentadas de uma grande e rígida engrenagem chamada exclusão. São eles:
ageísmo
capacitismo
classismo
LGBTQIAPN+fobia
racismo / discriminação / preconceito
referência para citação deste verbete
OLIVEIRA, M.F. (2025c4): OLIVEIRA, Marcos Fontoura de. Sexismo. Belo Horizonte. LevanteBH, Belo Horizonte, 3 mar. 2025 (atualizado em 23 mar. 2025).
ponto de atenção (NTL n.º 1): Selecionar ou estabelecer uma definição de sexismo para integrar o Vocabulário de Acessibilidade com Desenho Universal na Cidade.
comentário: Uma vez elaborada a última versão da NTL n.º 1 (que inclui este verbete como referência em pelo menos uma de suas versões), seguiremos aprimorando o conteúdo do presente verbete e, se necessário, do Vocabulário de Acessibilidade com Desenho Universal na Cidade, ambos do website LevanteBH.
atenção: No website LevanteBH, quando o leitor se deparar com uma mensagem de erro ao clicar em um atalho, significa que houve a tentativa de acessar uma postagem que ainda não foi liberada. Quando isso ocorrer, basta retornar à página que estava sendo lida.
A seguir, em ordem cronológica decrescente, mais informações sobre o assunto.
3 mar. 2025: No artigo “Xica Manicongo: rainha em transição”, a pesquisadora Jaqueline Gomes de Jesus afirma que “O racismo é indissociável do sexismo e do classismo que hierarquiza corpos como melhores e piores, desejáveis e abjetos”.