A imagem no topo deste verbete foi criada em 06/01/2025 pela Pallavra Comunicação. Com elementos filosóficos e políticos, ela contém um retrato estilizado de Susan Neiman ao lado de referências históricas da esquerda mundial.
NEIMAN, S. (2024): NEIMAN, Susan. A esquerda não é woke. Tradução: Rodrigo Coppe Caldeira. Belo Horizonte: Âyiné, 2024. 200p. Título original: Left is not woke.
NEIMAN, S. (2025): NEIMAN, Susan. ‘A esquerda e o woke são absolutamente opostos’. Entrevista a Gerardo Lissardy. BBC News – Brasil, 17 jan. 2025. Disponível em: link externo. Acesso em: 4 fev. 2025.
observação: livro comprado na Maganize Luiza (on-line) por R$83,99 (sem frete) em 14/02 e recebido em 19/02/2025.
trechos da entrevista na BBC News:
[…]
A autora se refere à confusão que, na sua opinião, existe entre ser de esquerda e ser woke, termo que vem literalmente da palavra em inglês “woke“, pretérito do verbo “wake“, que significa “acordar”. A gíria se transformou em uma referência a estar atento às injustiças sociais.
[…]
Neiman — que se define como de esquerda e dirige o Einstein Forum, na Alemanha, desde 2000 — não apenas considera “esquerda” e “woke” conceitos opostos, como também argumenta que, ao se misturar, eles ajudaram Donald Trump a vencer as eleições presidenciais nos EUA em novembro.
[…]
A BBC News Mundo conversou com a escritora em decorrência do Hay Festival, que acontece em Cartagena, na Colômbia, de 30 de janeiro a 2 de fevereiro.
BBC News Mundo – Por que você decidiu escrever um livro afirmando que a esquerda não é woke?
Susan Neiman – Porque eu andei conversando com amigos em vários países, e todos eles me diziam algo como: “Receio não ser mais de esquerda”… E mencionavam alguma declaração ou evento woke com o qual não se identificavam.
[…]
Neiman – O problema é que as pessoas tendem a não perceber que, junto a esse sentimento tradicional de esquerda, há algumas suposições filosóficas muito de direita no woke.
[…]
Neiman – Minha forte sensação é que sim, a diversidade é um bem — mas não o bem supremo. E é um insulto às mulheres contratá-las só porque são mulheres, assim como é um insulto às pessoas não brancas presumir que, só porque não são brancas, elas têm uma espécie de autoridade.
[…]
Neiman – Não defino woke porque não acho que seja um conceito coerente, porque depende de uma divisão entre sentimentos de esquerda e pensamentos muito de direita.
O que faço no livro é definir o que a esquerda significa hoje. E woke é a antítese dos três primeiros conceitos que aponto como comuns à esquerda liberal.
[…]
Às vezes, pode ser muito difícil manter as duas coisas separadas, mas a luta pela justiça é de esquerda.
E embora muitos tenham desistido da ideia de que a justiça existe, acreditando que é uma máscara para o poder, é essencial que a esquerda não desista da sua busca e da sua universalidade.
[…]
Neiman – E o que as pessoas que gostaram do livro me disseram é que era disso que elas precisavam, porque sentiam que Lula e Gabriel Boric, para poder formar coalizões, tinham que incluir coisas que pareciam woke demais para elas.
Por exemplo, em ambos os países, fiquei chocada com o fato de haver discussões sobre banheiros com base em gênero. [segue placa de identificação de um AL-GENDER RESTROOM]
[…]
Neiman – Achava que só os políticos republicanos da Carolina do Norte se preocupavam com esse tipo de coisa.
A maioria das pessoas, quando vai ao banheiro, fecha a porta. Quem se importa? É um tema inventado, mas que tem sido muito utilizado. Trump usou isso com muito sucesso.
[…]
Neiman – Uma crítica do livro na Alemanha dizia: “Ela não é realmente de esquerda, é uma social-democrata, não acredita na revolução armada.”
Eu diria a qualquer um que ainda acredita na revolução armada em um mundo armado até os dentes, que teríamos sorte se não explodíssemos uns aos outros em um futuro próximo.
[…]
Neiman – E é interessante que algo assim esteja acontecendo com o woke, um termo que começou a ser usado na década de 1930 por músicos de blues afro-americanos para denunciar o racismo, e não foi muito mais usado até Trump chegar ao poder.
[…]
BBC News Mundo – E qual é o perigo de usar ‘esquerda’ e ‘woke’ como sinônimos no mundo de hoje?
Neiman – É que eles não são! São absolutamente opostos!
[…]
Neiman – A maior esperança que eu acho que podemos ter, por incrível que pareça, é que as pessoas que ele escolheu para sua equipe são tão incompetentes e terríveis que pode haver muitas brigas internas.