BH (2024f2): BELO HORIZONTE. Secretaria Municipal de Cultura. Fundação Muncipal de Cultura (FMC). Diretoria de Museus (DMUS). Ofício DMUS-FMC/GAB-FMC n.º 019/2024 [à SMC]. Ref.: Ofício nº 124/2024 – PJPD – Ref: Inquérito Civil n° 0024.24.003118-7. Belo Horizonte, 26 de março de 2024. 3p. Disponível em: Biblioteca do Levante-BH. Acesso em: 24 jan. 2024. pendente.
observação: esse documento integra listas dos verbetes documentos avulsos (BH) incluindo conselhos e CMBH e acessibilidade em edificações (MHAB) em BH.
trecho do ofício, que inicia com uma sucinta apresentação do MHAB:
Ressaltamos que as edificações da instituição seguiram as normativas existentes da época de sua requalificação arquitetônica. Por fim, é necessário esclarecer que a acessibilidade plena conforme as orientações da ABNT 9050:2020 – Acessibilidade a edificações, mobiliário, espaços e equipamentos urbanos vai ao encontro dos objetivos a serem alcançados pela instituição que em função de seu reconhecido valor histórico deve ser desenvolvido em diálogo com os órgãos de preservação do patrimônio histórico e artístico nacional. Tais adaptações demandam a implantação de um projeto minucioso de adequação nos equipamentos culturais, visando efetivar a garantia dos direitos das Pessoas com Deficiência.
A imagem no topo deste verbete foi criada pela Pallavra Comunicação para ilustrar a página Relatório Final e é aproveitada em postagens com documentos avulsos analisados na pesquisa.