DOSTOIÉVSKI, F.M. (2025a): DOSTOIÉVSKI, Fiódor M. Os irmãos Karamázov. Baseado em diversas traduções, incluindo intervenções dos autores do texto dramático. Direção: Marina Vianna e Caio Blat. Dramaturgia: Caio Blat e Manoel Candeias. Babu Santana, Caio Blat, Lucas Andrade, Luisa Arraes, Marina Vianna, Nina Tomsic, Pedro Henrique Muller, Sol Miranda. Músicos: Arthur Braganti, Thiago Rebello. Artistas-intérpretes de Libras: Juliete Viana, Malu Aquino. Coro: Sofia Badim. São Paulo, Sesc Pompeia, de 27 de fevereiro a 30 de março de 2025 (programa).
No website informa-se: “Todas as sessões terão Libras integrada ao espetáculo”.
No programa encontramos o texto assinado por Raíssa Couto / Acessibilidade criativa:
O convite para fazer a acessibilidade da peça me emocionou muito porque partiu de dentro. A Maria me trouxe essa proposta de tornar um espetáculo de teatro realmente acessível quando nos conhecemos, em 2017. Desde então, compartilhamos desse mesmo desejo, e agora está sendo possível! Ela me pediu uma proposta de teatro que fosse inovadora e integrada de verdade com o espetáculo. A ideia era estarmos desde o inpicio da construção do espetáculo, das personagens, das leituras, da adaptação, do roteiro, em diálogo com toda a equipe criativa.
Trabalho há quinze anos com acessibilidade e anticapacitismo e nunca recebi um convite parecido como este para um projeto que não tem essa temática [comentário: essa é a chave para a inclusão nas artes]. Não porque eu não quisesse, mas porque nunca ninguém teve coragem de fazer. A gente recisa ter coragem, do contrário não saímos do lugar. Este projeto só está sendo possível porque tem um time de pessoas com e sem deficiência pensando junto, e porque tem uma escolha diária da direção de produção: construir um espetáculo acessível de verdade.
No programa encontramos os créditos;
- Acessibilidade criativa: Raíssa Couto”,
- Consultores de acessibilidade: Moira Braga, Bruno Ramos, Maria Luiza Aquino, Andressa Leal, Fábio de Sá e Alexandre Ohkawa,
- Receptivo bilíngue: Carlos Alexandre Silvestri e Lilian Bueno,
- Cominucação acessível: 7.1 Acessibilidade,
- Impressões em braille: Urece Esporte e Isabela Capeto
Nos agradecimentos do programaencontramos:
- Secretaria de Estado dos Direitos da Pessoa com DEficiência, São Paulo,
- Instituto Nacional de Educação de Surdos – INES.