Esta postagem integra lista “guia de direitos / pessoa com deficiência” do verbete cartilhas, guias, manuais e cadernos da Biblioteca do LevanteBH.
GABRILLI, M. (2016b): GABRILLI, Mara. Guia sobre LBI – Lei Brasileira de Inclusão. s.l., 2016, 115p. Disponível em: internet. Acesso em: 5 jul. 2021.
trechos:
p.14:
Desenho Universal [acesse o verbete]
O Desenho Universal é um conceito que tem por objetivo definir produtos e espaços que atendam a todos: crianças, adultos e idosos; pessoas altas e baixas, anões, gestantes e pessoas sem ou com qualquer tipo de deficiência ou mobilidade reduzida. Podemos dizer [conclusão equivocada] que onde há acessibilidade, há aplicação do Desenho Universal.
Em 05/07/2021 enviei a seguinte mensagem por WhatsApp, respondendo uma menção elogiosa ao guia:
Roberto Carlos e colegas do grupo RACM. O guia da Mara Gabrilli é, sim, muito bom, mas ele tem um problema central. Ele considerada (p.14) que “onde há acessibilidade, há aplicação do Desenho Universal“. Se assim fosse, não precisaríamos da LBI pois a acessibilidade já estava garantida por lei há muito tempo. A LBI estabeleceu um novo direito, que é a acessibilidade COM desenho universal. Sabemos que a maioria dos equipamentos e acessos com acessibilidade existentes no Brasil são ainda SEM desenho universal. Não se pode, portanto, dizer que “onde há acessibilidade, há aplicação do Desenho Universal” como está no guia. Já enviei e-mail à deputada alertando sobre esse grave problema do guia, mas não obtive resposta. Se você puder repassar a ela o meu alerta, lhe agradeço.
A imagem no topo deste verbete foi criada em 12/01/2025 pela Pallavra Comunicação para ilustrar verbetes com cartilhas, guias, manuais e cadernos que tratem do direito à cidade para todas as pessoas.