PENDENTE TRANSCON (2024): AUTARQUIA MUNICIPAL DE TRÂNSITO E TRANSPORTES – TRANSCON. SIM / Sobre o SIM / Corredores SIM /Terminais e estações. Contagem, s.d. Disponível em: link externo / link externo / link externo / link externo /
O TRANSPORTE COLETIVO VAI MUDAR.
Para que o Sistema de Integrado de Mobilidade (SIM) funcione bem, várias obras já foram iniciadas. São viadutos, trincheiras, corredores e requalificação de vias, além de 5 terminais de ônibus e 10 estações de transferência, que vão integrar a cidade.
CORREDORES.
Os ônibus do SIM vão trafegar em faixas exclusivas, para circularem com mais agilidade. Com isso, terá as conexões nos terminais e estações de integração utilizando a tarifa única.
FROTA
A frota de ônibus do SIM tem veículos com ar-condicionado. Além disso, conexão WI-FI em todos os ônibus, câmeras e GPS. A acessibilidade está garantida com o embarque e desembarque em nível nos terminais e estações.
BRT E BRS. O QUE É?
Algumas cidades implantaram o BRT (Bus Rapid Transit), ou Transporte Rápido por Ônibus, que rodam em faixas exclusivas. Com esse modelo de transporte, você embarca em um terminal e viaja até a região que precisa ir, pagando tarifa única. No Corredor Norte-Sul, nas avenidas João César de Oliveira e General David Sarnoff, está em implantação o sistema BRT, com os ônibus vão trafegar em faixas exclusivas. Já nos Corredores Leste-Oeste e Ressaca, o sistema será o BRS, com faixas preferenciais para os coletivos.
BRT – é um sistema de transporte coletivo, que se diferencia do serviço de transporte coletivo convencional, sendo essencialmente determinado por faixas de ônibus exclusivas para garantir a priorização e operação rápida de ônibus. Outros elementos que caracterizam o sistema BRT são: pagamento adiantado da tarifa, embarque sem barreiras e veículos otimizados em termos de capacidade.
BRS – se caracteriza pelas faixas preferenciais de ônibus e pelo conjunto de medidas que possibilitam mudanças no transporte coletivo. As medidas incluem a racionalização das linhas, o escalonamento dos pontos de parada, a fiscalização eletrônica para controle de acesso de veículos particulares e um sistema de informação ao usuário.
APENAS 11 CIDADES ADOTAM O SISTEMA INTEGRADO DE MOBILIDADE NO BRASIL.
As cidades crescem, as populações aumentam e a mobilidade das pessoas é afetada. Para solucionar esse problema, a reestruturação viária e urbana se faz necessária. O Sistema Integrado de Mobilidade (SIM) é o conjunto de intervenções que vai reformular o transporte coletivo de Contagem.
O TRANSPORTE COLETIVO DE CONTAGEM TERÁ COMO CONCEITO BÁSICO O SISTEMA TRONCO- ALIMENTADO
Neste sistema, são utilizadas linhas alimentadoras em áreas residenciais que oferecem acesso a terminais ou estações de transferência. Nesses locais os usuários se transferem para linhas mais extensas, chamadas de troncais, com veículos maiores e com maior frequência, que promovem a mobilidade do sistema.
O serviço alimentador opera junto ao tráfego misto enquanto os serviços troncais operam em faixas exclusivas. O novo sistema contará com uma infraestrutura de corredores estruturais de transporte, terminais de integração, estações de transferência e obras urbanísticas.
OS TRÊS CORREDORES DO SIM
O SIM é composto por três corredores. Em função das diferenças das estruturas de tráfego, estarão associados dois tipos de operação: o BRT (Bus Rapid Transit) e o BRS (Bus Rapid Service). No trecho do Corredor Norte-Sul nas avenidas João César de Oliveira e General David Sarnoff será implantado o sistema BRT e nos corredores Leste-Oeste e Ressaca irá operar o sistema BRS.
NORTE-SUL
20km de extensão
O corredor Norte-Sul será o eixo de maior demanda de passageiros do novo sistema de transporte coletivo. Será composto por dois trechos distintos: o primeiro inicia-se no extremo norte, em Nova Contagem, até o início da Avenida João César de Oliveira e será implantado BRS. O segundo trecho inicia-se na Av. João César de Oliveira e finda na Av. Gal. David Sarnoff, na Cidade Industrial. Toda a extensão do trecho terá características de BRT, com estações de transferência no canteiro central e faixa exclusiva.
LESTE-OESTE
11km de extensão
Este será um corredor do tipo BRS, com faixa preferencial para ônibus à direita da via. Ligará as regionais Petrolândia e Ressaca e será composto por três vias principais: Via Expressa, Av. Helena Vasconcelos Costa e Av. Severino Ballesteros. Nas extremidades leste e oeste estão os terminais Ressaca e Petrolândia, respectivamente. Todos os Pontos de Embarque e Desembarque passarão por obras de readequação.
RESSACA
9km de extensão
Corredor do tipo BRS, com faixa preferencial para o transporte coletivo no lado direito da via. Sua concepção se deu pela necessidade de facilitar a ligação das regionais Nacional e Ressaca às regiões Central e Sul do município. O Corredor Ressaca é formado pelas avenidas Babita Camargos, Teleférico, João Gomes Cardoso e Severino Ballesteros Rodrigues. Todos os Pontos de Embarque e Desembarque passarão por obras de readequação.
O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM AS ESTAÇÕES DE TRANSFERÊNCIA?
As estações de transferência, juntamente com os terminais, são os locais onde irão ocorrer as integrações e transferências dentro do sistema BRT, onde o pagamento das tarifas é realizado antecipadamente nas bilheterias. As estações estão localizadas no canteiro central, em plataforma elevada para embarque e desembarque em nível, de modo a atender simultaneamente ambos os sentidos de tráfego. Ao todo, serão implantadas no Corredor Norte-Sul 10 estações.
Cada estação é composta por 3 edificações: estação municipal, estação metropolitana e anexo central, com bilheteria única para embarque em ambas as estações. Apesar de operarem com o mesmo sistema de bilhetagem eletrônica (cartão Ótimo), foi necessária segregação dos sistemas municipais e metropolitanos, uma vez que estes são operados pelo poder municipal e estadual, respectivamente. Entre os sistemas não há integração tarifária até o momento, sendo necessário espaço para cada um deles.
TERMINAIS DE INTEGRAÇÃO. O QUE SÃO E COMO FUNCIONAM?
Os Terminais de Integração são instalações que permitem a integração e transferência entre os serviços troncais com múltiplos alimentadores. A nova rede de transporte será composta por 5 Terminais de Integração: Darcy Ribeiro, Sede, Petrolândia, Ressaca e Eldorado. Desses, 1 terminal já está pronto, 2 estão em construção, além do Eldorado que já existe e será readequado.