Esta postagem (finalizada em 14/08/2020) é uma atualização de gráficos de segurança no trânsito em BH (1991-2017). Acesse sua atualização em gráficos de segurança no trânsito em BH (1991-2019) para acompanhar como foi a produção gradual de conhecimento desse assunto na pesquisa Como viver junto na cidade. Se preferir, vá direto para a postagem mais recente desse assunto na Biblioteca do LevanteBH: gráficos de segurança no trânsito em BH (1991-atual).
para melhor compreensão dos gráficos desta postagem: 91a = resultados de “M”; 91b = resultados de “M30”; 91c = resultados de “M” com outros “M30” e outros
Gráfico 91a1 – Evolução de “M” em acidentes de trânsito em Belo Horizonte (1991-2018)
Fonte: a) “M” (1991-2014) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito … 2014″ da BHTrans (p.5); b) “M” (2009-2018) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito … 2017″ da BHTrans (p.5).
Elaborado por Marcos Fontoura de Oliveira e publicado pela primeira vez no Levante-BH em 12/07/2019.
Gráfico 91a2 – Evolução de “M por 100 mil habitantes” em acidentes de trânsito em Belo Horizonte (1991-2018)
Fonte: a) “M por 100 mil habitantes” como resultado da fórmula (M/P) x 100.000; b) “M” e “P” (1991-2014) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito … 2014 da BHTrans” (p.5); c) “M” e “P” (2009-2018) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito […] 2017 da BHTrans” (p.5).
Elaborado por Marcos Fontoura de Oliveira e publicado pela primeira vez no Levante-BH em 12/07/2019.
Gráfico 91a3 – Evolução de “M por 100 mil habitantes” em acidentes de trânsito em Belo Horizonte (1991-2018) e metas definidas (2014-2030) pela BHTrans
Fontes: a) “M por 100 mil habitantes” como resultado da fórmula (M/P) x 100.000;
b) “M” e “P” (1991-2014) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito … 2014 da BHTrans” (p.5); c) “M” e “P” (2009-2018) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito […] 2017 da BHTrans” (p.5);
d) “M por 100 mil habitantes (meta)” conforme M (meta) e M por 100 mil habitantes (meta) de BH.
obs.: A meta 8,41 (2014) foi estabelecida em 2010; a meta 7,61 (2016) foi estabelecida em 2013; a meta 4,97 (2020) foi estabelecida em 2017 em substituição à meta 6,31 (2020 ) que havia sido estabelecida em 2010; a meta 5,00 (2030) foi estabelecida em 2012 e está defasada.
Elaborado por Marcos Fontoura de Oliveira e publicado pela primeira vez no Levante-BH em 12/07/2019.
Gráfico 91a4 – Evolução de “M por 100 mil habitantes” em acidentes de trânsito em Belo Horizonte (1991-2018) e metas simuladas (2015-2020)
Fontes: a) “M por 100 mil habitantes” como resultado da fórmula (M/P) x 100.000;
b) “M” e “P” (1991-2014) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito … 2014 da BHTrans” (p.5); c) “M” e “P” (2009-2018) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito […] 2017 da BHTrans” (p.5);
obs.1: metas calculadas com a fórmula M(ano x) = M(x-1) – M(ano 2014 x 0,05), ou seja, com redução de 5% ao ano tomando o ano de 2014 como ponto de partida.
obs.2: a meta 4,97 (2020) é a estabelecida pela BHTrans em 2017.
Elaborado por Marcos Fontoura de Oliveira e publicado pela primeira vez no Levante-BH em 12/07/2019.
Gráfico 91a5 – Evolução de “M” em acidentes de trânsito em Belo Horizonte (1991-2018) e metas simuladas (2011-2020 e 2021-2030) com redução de 50% a cada década
Fontes: a) “M por 100 mil habitantes” como resultado da fórmula (M/P) x 100.000;
b) “M” e “P” (1991-2014) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito … 2014 da BHTrans” (p.5); c) “M” e “P” (2009-2018) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito […] 2017 da BHTrans” (p.5);
obs.: metas (2011-2020) calculadas com a fórmula M(ano x) = M(x-1) – M(ano 2010 x 0,05), ou seja, com redução de 5% ao ano tomando o valor medido em 2010 como ponto de partida; metas (2021-2030) calculadas com a fórmula M(ano x) = M(x-1) – M(ano 2020 x 0,05), ou seja, com redução de 5% ao ano tomando o valor simulado para 2020 como ponto de partida.
Elaborado por Marcos Fontoura de Oliveira e publicado pela primeira vez no Levante-BH em 12/07/2019.
Gráfico 91a6 – Evolução de “M” em acidentes de trânsito em Belo Horizonte (1991-2018) e metas simuladas (2011-2020 e 2021-2030) com redução de 50% a cada década com redução de 5% ao ano ( visão zero)
Fontes: a) “M por 100 mil habitantes” como resultado da fórmula (M/P) x 100.000;
b) “M” e “P” (1991-2014) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito … 2014 da BHTrans” (p.5); c) “M” e “P” (2009-2018) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito […] 2017 da BHTrans” (p.5);
obs.: metas (2011-2030) calculadas com a fórmula M(ano x) = M(x-1) – M(ano 2010 x 0,05), ou seja, com redução de 5% ao ano tomando o valor medido em 2010 como ponto de partida, chegando-se a zero em 2030. / Elaborado por Marcos Fontoura de Oliveira e publicado pela primeira vez no Levante-BH em 12/07/2019.
Gráfico 91a7 – Evolução de “M por 100 mil habitantes” em acidentes de trânsito em Belo Horizonte (1991 a 2018) e metas simuladas (2011-2020 e 2021-2030) com redução de 50% a cada década
Fontes: a) “M por 100 mil habitantes” como resultado da fórmula (M/P) x 100.000;
b) “M” e “P” (1991-2014) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito … 2014 da BHTrans” (p.5); c) “M” e “P” (2009-2018) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito […] 2017 da BHTrans” (p.5);
obs.1: metas (2011-2020) calculadas com a fórmula M(ano x) = M(x-1) – M(ano 2010 x 0,05), ou seja, com redução de 5% ao ano tomando o valor medido em 2010 como ponto de partida;
obs.2: metas (2021-2030) calculadas com a fórmula M(ano x) = M(x-1) – M(ano 2020 x 0,05), ou seja, com redução de 5% ao ano tomando o valor simulado para 2020 como ponto de partida.
Elaborado por Marcos Fontoura de Oliveira e publicado pela primeira vez no Levante-BH em 12/07/2019.
Gráfico 91a8 – Evolução de “M por 100 mil habitantes” em acidentes de trânsito em Belo Horizonte (1991-2018) e metas simuladas (2011-2020 e 2021-2030) com redução de 5% ao ano ( visão zero)
Fontes: a) “M por 100 mil habitantes” como resultado da fórmula (M/P) x 100.000;
b) “M” e “P” (1991-2014) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito … 2014 da BHTrans” (p.5); c) “M” e “P” (2009-2018) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito […] 2017 da BHTrans” (p.5);
b) metas (2011-2030) calculadas com a fórmula M(ano x) = M(x-1) – M(ano 2010 x 0,05), ou seja, com redução de 5% ao ano tomando o valor medido em 2010 como ponto de partida, chegando-se a zero em 2030.
Elaborado por Marcos Fontoura de Oliveira e publicado pela primeira vez no Levante-BH em 12/07/2019.
Gráfico 91b2 – Evoluções de “M” e “M30” em acidentes de trânsito em Belo Horizonte (1991 a 2018)
Fontes: a) “M” (1991-2014) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito … 2014″ da BHTrans (p.5); b) “M” (2009-2018) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito … 2017″ da BHTrans (p.5); c) “M30” (2011) conforme Dados … Vida no Trânsito; “M30” (2012-2018) conforme “Ocorrências de trânsito com vítimas fatais 2018” da BHTrans (p.2).
Elaborado por Marcos Fontoura de Oliveira e publicado pela primeira vez no Levante-BH em 12/12/2019.
espaço para títulos e gráficos 91b (resultados de M30)
Gráfico 91c1 – Evolução de “M30” em acidentes de trânsito em Belo Horizonte (2011-2018)
Fontes: a) “M30” (2011) conforme Dados … Vida no Trânsito; b) “M30” (2012-2018) conforme “Ocorrências de trânsito com vítimas fatais 2018” da BHTrans (p.2).
Elaborado por Marcos Fontoura de Oliveira e publicado pela primeira vez no Levante-BH em 12/12/2019.
Gráfico 91c2 – Evolução de “M30” (por mil acidentes, por 100 mil habitantes e por 10 mil veículos) em acidentes de trânsito em Belo Horizonte (2011-2018)
Fonte: a) “M30 por 100 mil habitantes” como resultado da fórmula (M30/P) x 100.000; b) “M30 por 10 mil veículos” como resultado da fórmula (M30/F) x 10.000; c) “M30 por mil acidentes” como resultado da fórmula (M30/AV) x 1.000;
d) “M30” (2011) conforme Dados … Vida no Trânsito; e) “M30” (2012-2018) conforme “Ocorrências de trânsito com vítimas fatais 2018” da BHTrans (p.2);
f) “P”, “F” e “AV” (1991-2014) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito … 2014 da BHTrans” (p.5); g) “P”, “F” e “AV” (2009-2018) conforme “Informações sobre acidentes de trânsito […] 2017 da BHTrans” (p.5).
Elaborado por Marcos Fontoura de Oliveira e publicado pela primeira vez no Levante-BH em 12/12/2019.
Gráfico 91c3 – Evolução de “M30 por 100 mil habitantes” em acidentes de trânsito em Belo Horizonte (2011-2018) e metas (2012-2031) com redução de 5% ao ano tomando 2011 como referência para alcançar zero em dez anos (2031)
Fonte: a) “M30 por 100 mil habitantes” como resultado da fórmula (M30/P) x 100.000; b) “M30” (2011) conforme Dados … Vida no Trânsito; c) “M30” (2012-2018) conforme “Ocorrências de trânsito com vítimas fatais 2018” da BHTrans (p.2);
Elaborado por Marcos Fontoura de Oliveira e publicado pela primeira vez no Levante-BH em 12/12/2019.
Gráfico 91c4 – Evolução de “M30 por 100 mil habitantes” em acidentes de trânsito em Belo Horizonte (2011-2018) e metas (2012-2030) com meta de redução de 5% a cada ano tomando sempre como referência o ano anterior (sem alcançar zero em dez anos)
Fonte: a) “M30 por 100 mil habitantes” como resultado da fórmula (M30/P) x 100.000; b) “M30” (2011) conforme Dados … Vida no Trânsito; c) “M30” (2012-2018) conforme “Ocorrências de trânsito com vítimas fatais 2018” da BHTrans (p.2);
Elaborado por Marcos Fontoura de Oliveira e publicado pela primeira vez no Levante-BH em 12/12/2019.
última atualização em 14 de agosto de 2020