PUCCINI, G. (2016): PUCCINI, Giacomo. Madama Butterfly: Opera in two acts. Libreto by Giuseppe Giacosa and Luigi Illica, based on the play by David Belasco. Production: Anthony Minghella. New York, The Metropolitan Opera, April 2016. (programa revista Playbill).
PUCCINI, G. (2024): PUCCINI, Giacomo. Madama Butterfly: Opera em três atos. Libreto: Giuseppe Giacosa e Luigi Illica. Direção cênica: Livia Sabag. Com: Orquestra Sinfônica Municipal e Coral Paulistano. Cenografia original: Teatro Colón (Buenos Aires). Roberto Minczuk, direção musical e regência (dias 15, 16, 17, 19 e 20) e Alessandro Sangiorgi, regência (dias 22 e 23). São Paulo, Theatro Municipal de São Paulo, de 15 a 23 de novembro de 2024.
observação: listado em apontamentos sobre a cidade de São Paulo (mar.2024).
MOLINA, S. (2024): MOLINA, Sidney. ‘Madame Butterfly’, no Municipal, mereceria mais beleza e tristeza. Folha de S.Paulo, São Paulo, 17 mar. 2024. Disponível em: link externo. Acesso em: 18 mar. 2024.
ANJOS, M. (2024): ANJOS, Márvio. Na ‘Butterfly’ documental de Livia Sabag, faltam os argumentos musicais. Concerto, São Paulo, 17 mar. 2024. Disponível em: link externo. Acesso em: 19 mart. 2024.
Sobre a montagem de 2024 no website do Theatro Municipal de São Paulo:
Esta montagem de Madama Butterfly ressalta o declínio social e o empobrecimento que ocorrem na vida de Cio-cio-san, para dar visibilidade aos aspectos socioculturais que provocam o crescente sofrimento da protagonista e o desfecho trágico da história, bem como o machismo que ela sofre de ambas as culturas – a japonesa e a americana – e o racismo explícito de Pinkerton, para quem o casamento nada mais é do que um simulacro. O marinheiro americano anuncia que vai se casar com uma “real esposa americana”. Butterfly não é considerada humana o suficiente para ter o respeito e o amor de sua família e de Pinkerton e, portanto, é abusada repetidamente.
Outro aspecto explorado nesta proposta cênica é chamado de “a tragédia anunciada”. Desde o início do primeiro ato, o público compreende a situação de risco em que se encontra Butterfly, a quem ela mesma subjuga deliberadamente, não apenas casando-se com Pinkerton, mas convertendo-se ao cristianismo e assumindo cegamente que o casamento é real e que ela é amada e respeitada por ele. Butterfly acaba soterrada pela ignorância de todos aqueles que lhe eram próximos, exceto a fiel e muito humana Suzuki.
Trecho de Sidney Molina:
[…]
Escrita em plena maturidade criativa para a estreia, em 1904, no Teatro alla Scala, de Milão, com libreto de Luigi Illica e Giuseppe Giacosa, a história da gueixa Cio-Cio-San que se casa em Nagasaki, no Japão, com o oficial da Marinha americana está em cartaz no Theatro Municipal de São Paulo.
[…]
Submetidos a uma direção que busca marcar a aridez do ambiente e explicitar graus de pobreza, os belos cenários vindos da Argentina apenas moldam exteriormente a trama, e o efeito de localizar fora da casa as cenas de maior intimidade social e pessoal —como o complexo dueto de amor do primeiro ato—, com os protagonistas deitados sobre o chão bruto, parece enfraquecer o drama.
[…]
Contudo, a superposição de imagens de “Oharu”, filme de 1952 do cineasta japonês Kenji Mizoguchi, usada em momentos estratégicos, é acertada e extremamente impactante. Poderia, aliás, ter sido assumida de modo ainda mais explícito pela direção cênica.
[…]
Nesse sentido, a pertinente discussão sobre o uso que o compositor faz de temas orientais —que podem, de fato, denotar uma visão estereotipada da cultura japonesa— ganharia muito com uma análise mais detalhada da própria partitura.
A questão pode ser aprofundada se considerarmos quando e quanto de ironia pode haver nesse uso. Afinal, a cultura dos Estados Unidos também é apresentada de modo bastante tosco —ironicamente, claro—, bastando notar que o nome do “ianque errante” apreciador de uísque, o tenente de moral fraca que destruirá a vida de Butterfly se chama Benjamin Franklin Pinkerton, ao que se soma a utilização quase cômica, em muitos momentos, do hino nacional americano.
Em camadas mais profundas, atrás de tais marcadores, nacionais e legais, de relações necessariamente desiguais, subjaz a tragédia de uma mulher, escancarada sonoramente pela assombrosa arte de Puccini.