MAFRA, J. (2022): MAFRA, Jason. Esperançar em Paulo Freire: Jason Mafra comenta a obra Pedagogia da Esperança. YouTube, 2022. vídeo, cor, 7’11”. Disponível em: link externo. Acesso em: 17 mar. 2024.
observação: Essa referência integra lista do verbete caixa de Pandora.
Ponto de atenção: A “adaptação razoável” seria um tipo de “inédito viável”?
trechos:
4:38 – Se a gente não tem as ferramentas, nesse momento,
4:40 – pra poder resolver essas situações, e portanto,
4:46 – criar uma outra situação, nós temos que reinventar.
4:50 – Essa reinvenção do novo é o inédito viável.
4:54 – O inédito viável, ele dialoga, o tempo inteiro,
4:59 – com o conceito de utopia,
5:02 – porque, olha, nós estamos em uma situação limite
5:06 – mas nós nos projetamos num processo de libertação
5:10 – mas não temos ainda as condições pra isso,
5:13 – então nós vamos fazer o possível desse momento,
5:16 – pra criar as ferramentas de amanhã
5:19 – pra romper essa situação.
[…]
5:44 – Por isso a utopia, a utopia é uma categoria da história
5:47 – e é uma categoria do ser humano,
5:49 – porque quando nós chegamos nesse ponto, nós queremos mais,
5:53 – e não é o querer de posse, é o querer de ser mais.
5:56 – Então, pra gente cultivar a esperança,
5:58 – nós precisamos não só buscar o que sabemos,
6:03 – entre nós, coletivo, mas o que nós não sabemos, sobretudo.
6:06 – O locus de cultivo da esperança são os coletivos.
6:13 – Por que? Porque é ali que a gente vai produzir novos saberes,
6:17 – e portanto, se a gente quer mais
6:21 – produzir esse esperançar contínuo,
6:25 – nós temos que estar em diálogo com esses sujeitos coletivos.
6:28 – O potencial político da esperança
6:33 – está no fato de que se ela não existisse,
6:36 – não haveria como fazer educação.