Comprei esse livro após ler entrevista do autor publicada na Folha de S.Paulo em 18/03/2023.
Ele integra lista do verbete racismo / discriminação / preconceito.
SODRÉ, M. (2023b): SODRÉ, Muniz. O fascismo da cor: uma radiografia do racismo nacional. Petrópolis: Vozes, 2023. 280p.
observação: Referência de pelo menos uma versão da Introdução do Relatório Final da pesquisa.
trechos:
p.8-9: Politicamente, o antirracismo aparece também como um sintoma da reaproximação epocal entre sociedade política e sociedade civil (historicamente separadas) ou então como reação indireta à degradação das instituições democráticas, que começa a afetar a percepção histórica dos próprios fundamentos civilizados ou ocidentalistas de certas formações nacionais. Mas é igualmente um ponto forte na massificação de novos valores (feminismo, ecologia, liberdade de gênero, autoexpressões minoritárias), dentre os quais o antirracismo, desde a segunda metade do século passado.
p.19-20: Assim, em 1896, a Suprema Corte dos Estados Unidos decidiu que segregar brancos e negros não contrariava a Constituição: “segregados, porém iguais” era uma proposição aceitável.
p.35: Por isso, a condenação de um policial branco (em 2021) pelo assassinato bárbaro de um cidadão negro (George Floyd) não foi um mero fato de correção judicial, mas apenas um índice positivo na continuidade da longa luta coletiva por equidade existencial“.