Esses documentos “2023d” integram a lista cronológica do verbete documentos avulsos BHTrans/Sumob-BH.
BHTRANS (2023d9a): EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S.A – BHTRANS. Consulta pública BHTrans n.º 002/2023 – Prioridade ao transporte coletivo – Projeto faixas exclusivas. Av. Abílio Machado. Belo Horizonte, 13 dez. 2023. Consulta completa disponível em: link externo. Acesso em: 14 dez. 2023.
BHTRANS (2023d9b): EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S.A – BHTRANS. Consulta pública BHTrans n.º 002/2023 – Prioridade ao transporte coletivo – Projeto faixas exclusivas. Av. Abílio Machado – Apresentação. Belo Horizonte, dez. 2023. 17 slides. Apresentação disponível em: link externo. Acesso em: 14 dez. 2023.
BHTRANS (2023d9c): EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S.A – BHTRANS. Consulta pública BHTrans n.º 002/2023 – Prioridade ao transporte coletivo – Projeto faixas exclusivas. Av. Abílio Machado – Contribuições. Belo Horizonte, 13 dez. 2023. Consulta completa disponível em: link externo. Acesso em: 14 dez. 2023.
BHTRANS (2023f1213): EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S.A – BHTRANS. Assessoria de Comunicação e Marketing – ACM. PBH abre consulta pública sobre faixa prioritária para ônibus na Abílio Machado. Circulando – Boletim BHTRANS, Belo Horizonte, 13 dez. 2023. [recebido por e-mail da ACM-BHTrans].
p.1 – capa:
p.3 – Quais os principais problemas na operação do ônibus:
- deveria constar desse diagnóstico: “falta de autonomia e segurança das pessoas com mobilidade reduzida” (se essa constatação não é considerada um problema, entende-se que o projeto não precisará tratar disso).
p.4 – O que foi estudado?:
- no item “Operação dos pontos de ônibus: localização e condições físicas; volume de ônibus que param no ponto e quantidade de passageiros embarcando”, é necessário incluir as “condições para embarque, desembarque e espera com autonomia e segurança para passageiros com mobiliadde reduzida”;
- no item “Interseções com semáforos: cálculo do tempo perdido nas interseções pelos passageiros de ônibus, pedestres e usuário de auto”, entende-se que foram estudadas as condições operacionais;
- no item “Circulação de pedestres e usuários do transporte coletivo: condições físicas das calçadas; se as esquinas têm rebaixamento que dê condições da pessoa com mobilidade reduzida de circular; tempo dispendido para atravessar a via”, melhor seria registrar: “Circulação de pedestres e usuários do transporte coletivo: condições físicas das calçadas e dos pontos de parada do transporte coletivo e sua adequação aos princípios do desenho universal; se nas esquinas está garantida a travessia segura para todos os pedestres com mobilidade reduzida; se os tempos ofertados nos semáforos para travessias das vias cumprem o requisito mínimo legal de velocidade de pedestres de 0,4m/s; se a sinalização semafórica usa sinais sonoros sincronizados com os sinais luminosos”.
p.5: Vias estudadas – proposta final:
- no item “18 km de vias com melhorias nos cruzamentos, novos semáforos, acessibilidade nas interseções e pontos de ônibus que beneficiam também aos usuários de ônibus” melhor teria sido propor “18 km de vias com melhorias nos cruzamentos e garantia de caminhamentos nas calçadas, nos pontos de parada e nas travessias de pedestres com autonomia e segurança para todas as pessoas com mobilidade reduzida”.
p.6: Síntese das propostas:
- poderia ser incluída na lista de propostas: “garantia da acessibilidade com desenho universal”;
- ao lado da lista há imagem ilustrativa de uma travessia de pedestres com uma ilha de refúgio que não atende aos requisitos mínimos de acessibilidade (não há faixa direcional na ilha, por exemplo), dando a entender que a garantia da acessibilidade não é um compromisso do projeto.
p.14: “Praça Paulo VI – Será implantado rotor – Programação dos semáforos alterada, facilitando a acessibilidade de pedestres à praça”. Melhor seria dizer “garantindo” em vez de “facilitando”.
p.15: “Cruzamento com a Av. Heráclito Mourão – O semáforo de 4 estágios na interseção de Av. Heráclito Mourão com Av. Abílio Machado passará para 2 estágios pela alteração do desenho da via, ganhando muita capacidade / Todas as travessias de pedestres com semáforo”. Na frase final melhor seria dizer “com sinalização semafórica acessível por meio do desenho universal” em vez de “com semáforo”, pois não bastará implantar semáforos se os requisitos de acessibilidade não forem minimamente cumpridos.
p.16: Resultados esperados:
- deveria ser incluída na lista de resultados: “Autonomia e segurança nos caminhamentos nas calçadas, nas esperas nos pontos de parada e nas travessias de pedestres para todas as pessoas com mobilidade reduzida”.