BHTRANS (2023f1106): EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S.A – BHTRANS. Assessoria de Comunicação e Marketing – ACM. Acontece na BHTrans. Circulando – Boletim BHTRANS, Belo Horizonte, 6 nov. 2023. [recebido por e-mail da ACM-BHTrans].
observação: Essa informação integra lista do verbete requisito de acessibilidade.
comentário: Veja também o Circulando de 15/12/2023.
OPERAÇÃO FINADOS
No dia 2/11, foram realizadas intervenções no entorno dos cemitérios da cidade, além de reforço no quadro de horários de algumas linhas do transporte coletivo em função do Dia de Finados. As informações detalhadas sobre a operação foram divulgadas no Portal da PBH. Confira abaixo mais imagens da operação. [selecionada apenas uma dentre as publicadas]
#pracegover: A imagem mostra prática antiga em Belo Horizonte. Um agente uniformizado da BHTrans e uma passageira, ambos de pé no asfalto da rua, perguntam algo ou aguardam alguém que está dentro do ônibus. Um segundo passageiro aguarda na calçada. No letreiro vemos que o ônibus é da linha 9801-SAUDADE (nome de um dos cemitérios da cidade). Uma placa no vidro informa “9801 – HOSPITAIS” (indicando que atende à Área Hospitalar). Na lataria frontal, embaixo, está pintada a informação: “Elevador”.
O motorista não encosta junto ao meio-fio para o embarque/desembarque dos passageiros. O agente da BHTrans não atua para que o motorista opere adequadamente. Os passageiros parecem não se importar com os comportamentos do motorista e do agente. Estamos diante de uma situação corriqueira, que impacta fortemente a acessibilidade, relativamente simples de ser contornada, mas que há muito tempo é ignorada.
Lembremo-nos: quando um motorista para, assim, distante do local onde deveria, o passageiro terá que descer da calçada para a rua, para depois ter que subir da rua para o piso do ônibus e, aí, iniciar sua subida pelos degraus do veículo ou aguardar a operação do elevador. Atenção: não há, e nem faria sentido haver, embora pedidos de passageiro em cadeira de rodas já tenham sido feitos, um rebaixo na calçada junto ao PD para o pasasgeiro descer para a rua e poder utilizar o elevador. Nunca me esquerei de uma conhecida que me disse, certa vez: eu sempre espero o ônibus na rua, pois se eu esperar por ele na calçada o motorista nem para.
Um ônibus com embarque em nível (que é um direito garantido na legislação) parando assim, longe do meio-fio, tira do usuário o direito a uma fronteira ponto-estação com no máximo 3cm, que é um requisito mínimo de acessibilidade. Se isso acontece em uma estação de integração onde operam ônibus de piso alto e as plataformas móveis dos veículos nunca são abertas, há graves riscos à segurança do passageiro (que pode pisar em falso no vazio e cair em um buraco).
Diante dessa constatação, na planilha que integra o verbete atividades do plano Pladu-BH foi incluída uma atividade pontual na aba n.º 8.