Cheguei a esse comercial por mensagem de WhatsApp de Helaine Fontoura, em 26/06/2023, enviando-me o vídeo.
NOVAES, V. (2023): NOVAES, Vinícius. AlmapBBDO conquista Ouro em Media Lions com trabalho para Eletromidia. Propmark, 21 jun. 2023. (acompanha vídeo em inglês, cor, 2’06”). Disponível em: link externo. Acesso em: 26 jun. 2023.
ALMAP-BBDO (2023): ALMAP-BBDO. Eletromídia – Guarded Bus Stop. YouTube, 21 jun. 2023. vídeo, cor, 2’15”. Disponível (em português) em: link externo. Acesso em: 26 jun. 2023.
ponto de atenção: NTL n.º 8.
comentários: 1) a ideia é boa e o prêmio é certamente merecido; 2) fiquei curioso em saber onde foi feita a instalação nessa que é “uma das cidades mais populosas do país” segundo dito; 3) pareceu-me que é um eufemismo tratar a insegurança pública no Brasil como uma “necessidade de companhia” de mulhetes com medo; 4) fica a dica para os órgãos de segurança pública usarem a tecnologia para dar segurança a todas as pessoas em todos os lugares.
frames do vídeo:
texto completo da matéria:
CANNES LIONS
AlmapBBDO conquista Ouro em Media Lions com trabalho para Eletromidia
Por Vinícius Novaes – 21 de Junho de 2023 | 16:06
Brasil também faturou duas Pratas e dois Bronzes
Um Ouro para a AlmapBBDO, duas Pratas (Artplan e VMLY&R) e dois Bronzes (Artplan e Lew’Lara\TBWA): esse foi o saldo brasileiro na categoria de Media Lions, cujos resultados foram divulgados nesta quarta-feira (21).
‘Guarded Bus Stop’, feito para a Eletromidia, foi o trabalho que deu à AlmapBBDO o Leão dourado. No case, a empresa de out of home e a agência analisaram os pontos de ônibus de uma das cidades mais populosas do país, a fim de mapear aqueles nos quais as mulheres se sentem mais vulneráveis por estarem desacompanhadas.
Com isso, criou um projeto capaz de fazer companhia para elas em um dos momentos que elas mais precisam. Nas paradas mais desertas da cidade, foram trocados os MUB digitais tradicionais por MUB com câmera noturna, microfone e conexão com a internet.
O projeto apresentava um sensor que detectava quando havia só uma pessoa no ponto. Bastava tocar a tela para iniciar uma chamada de vídeo com uma profissional da empresa, que ficava conversando com o interlocutor até que seu ônibus chegasse, se transformando em uma ferramenta de companhia.