Acesse o verbete cidade para todos e conheça outras utilizações dessa marca para as quais foram elaborados verbetes na Biblioteca do Levante-BH. A partir dele, acesse também o verbete a todos / de todos / para todos / todos (e derivações) e conheça outras utilizações dessas marcas para as quais foram elaborados verbetes na Biblioteca do Levante-BH.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (2018): SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Prefeitura. Secretaria Municipal de Assistência Social. Extrato: Justificativa da inexigibilidade de chamamento público – Processo Administrativo n.º 006/2018. São José do Rio Preto, 5 out. 2018. ]2p.]. Disponível em: internet. Acesso em: 11 dez. 2022.
SÃO JOSÉ DO RIO PRETO (2020): SÃO JOSÉ DO RIO PRETO. Prefeitura. Estratégia de Plano de Ação (Strategy and Action Plan) da Cidade amiga para todas as idades. São José do Rio Preto, 6 nov. 2020. 18p. Disponível em: internet. Acesso em: 12 dez. 2022.
comentário: este documento integra a lista da postagem Cidades e Comunidades amigas das pessoas idosas por OPAS.
comentário geral: trata-se de documento por demais genérico (como de praxe em planos assim) que pouco ajudará outras cidades a elaborarem planos efetivos.
comentário 2: acesse também o documento “Indicadores da população Idosa de São José do Rio Preto“.
trechos do plano (2020):
p.1:
p.2:
p.3:
Dimensão: TRANSPORTE
[…]
INDICADORES DE MONITORAMENTO
Idosos entre 60-65 anos utilizando transporte publico gratuido; [comentário: bom indicador de transporte coletivo, mas precisa ser precedido pelo indicador (de governança) de haver dido concedida a gratuidade para o público ao qual se destina]
Motoristas formados; [comentário: indicador de transporte coletivo que depende da qualidade da formação]
Conforto e segurança no transporte publico; [comentário: indicador de transporte coletivo vago]
Semaforos inteligentes instalados. [comentário: ruim indicador de sinalização semafórica, pois a atividade é equivocada, uma vez que semáforos com botoeira não têm desenho universal por serem ruins para pessoas cegas]
p.4:
Ruim a ação “Realizar pesquisa para quantificar os idosos […] 60-65 anos incimpletos que utilizam o transporte público […]”. Ora, os idosos que mais precisam do benefício são exatamente os que não usam o transporte por falta de dinheiro.
Curiosa a ação “Adequação nos pontos de embarque para facilitar o acesso do idoso ao veículo […”. Será que os veículos são de piso baixo?
Interessante (a ser melhorada) a ação “[…] orientação aos motoristas para estacionarem o amis perto possível dos passeios”.