PENDENTE ___. Disponível para baixar em: link externo. Acesso em: 8 fev. 2024.
PENDENTE: link da tese recebido em 06/02/2024 após conversa com a autora.
Título: Orientação e mobilidade de pessoas com deficiência visual no meio urbano e no transporte coletivo: subsídios para sistemas de informação ao usuário
Autor: Silveira, Carolina Stolf
Resumo:
Compreender e utilizar um sistema de transporte coletivo não é tarefa fácil quando as informações são escassas ou inexistentes. Para os usuários que não conseguem ou tem dificuldade em enxergar o meio a sua volta, pode tornar-se uma atividade impraticável, de forma independente, considerando que grande parte dos referenciais urbanos e de informação provida são estritamente visuais. Tendo em vista que o modo coletivo, precedido pelo a pé, é o meio pelo qual pessoas com deficiência visual podem deslocar-se de forma independente e segura, o objetivo geral desta pesquisa consiste em reunir conhecimentos para promover a acessibilidade e subsidiar diretrizes nacionais ou futuros projetos para sistemas de informação ao usuário. Para tal, compreender os processos de orientação e mobilidade utilizando o modo a pé e de transporte coletivo urbano é essencial. No Brasil, a investigação abrange o estudo das experiências multi-sensoriais e das estratégias utilizadas por usuários com cegueira e baixa visão quando suas possibilidades de obtenção de informações não visuais são ausentes ou restritas. Ainda, implementa-se dois projetos pilotos em cidade natal da pesquisadora: áudio-descrição da paisagem urbana e sinalização tátil em estação de ônibus. No exterior, a pesquisa avalia três estudos de casos europeus que apresentam elementos no meio urbano e de transporte que proporcionam acessibilidade: o sistema de metrô de Bruxelas (Bélgica), o sistema de metrô e ônibus de Londres (Inglaterra) e o sistema de metrô de Viena (Áustria) realizados durante o doutorado sanduíche na Bélgica.A tese estrutura-se em três partes: (1) Aprendendo com a Teoria; (2) Aprendendo com as Pessoas; e (3) Aprendendo com os Lugares. A primeira parte apresenta o referencial teórico, abordando temas como: percepção espacial, experiência e orientação; sistema de informação ao usuário do transporte público e coletivo (o quê, como, onde e quando informar); e a pessoa com deficiência visual e suas relações de orientação e mobilidade, técnicas, Tecnologias Assistivas e referenciais urbanos utilizados. A segunda parte apresenta os resultados da investigação realizada no Brasil, a qual buscou ouvir as pessoas com deficiência visual através de entrevistas abertas, discussões em grupo focal nacional e questionários online e físicos, assim como acompanhar o trajeto dessas pessoas utilizando o modo coletivo, seguido do a pé, de forma a detectar os problemas enfrentados e compreendê-los detalhadamente na prática e em primeira mão. A terceira parte apresenta os projetos pilotos e os estudos de caso europeus, utilizando-se como instrumentos, observações pessoais e participantes com usuários e desenvolvedores, entrevistas abertas e passeios acompanhados.Como principais resultados, além de apresentar os elementos acessíveis que um sistema de informação do transporte público coletivo urbano possa oferecer, a partir do estudo teórico e prático com pessoas com cegueira e baixa visão, a pesquisa expõe opiniões a nível nacional e internacional através da voz dessas pessoas esclarecendo diversas questões relativas à orientação e mobilidade no meio urbano.
descrição: Tese (doutorado) – Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, Florianópolis, 2017.