Esse documento integra a lista da postagem Cidades e Comunidades amigas das pessoas idosas por OPAS, onde também há link para acessar “Baseline Assessment” e “Strategy and Action Plan” de Pato Branco.
PATO BRANCO (2019): PATO BRANCO. Prefeitura. Acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações, atividades e metas constantes no Plano de Ação Cidade Amiga da Pessoa Idosa referente ao ano de 2018 (Evaluation). Pato Branco, 2019. 43p. Disponível em: internet-OPAS. Acesso em: 1º dez. 2022.
ponto de atenção: citar na NTL n.º 19.
A cidade de Pato Branco é a única das 82 cidades da lista da OPAS que apresenta o relatório final de “Evaluation”. O relatório que o antecede é um “Strategy and Action Plan”. Nesse relatório de avaliação (elaborado em 2019), seguindo o previsto no seu “Plano de Ação”(de 2018), há medidas importantes para a promoção da acessibilidade na mobilidade urbana. O monitoramento afirma que Pato Branco:
- alcançou “100% de veículos acessíveis para idosos” (a meta era 80%);
- está em processo para adequar “100% dos pontos de embarques e desembarque” (a meta era 80%);
- alcançou “qualificação de 100% dos trabalhadores do transporte público” (a meta era 50%)
A despeito de todos os avanços anunciados, não há no relatório elementos que permitam afirmar que Pato Branco seja um modelo a ser seguido por outras cidades. Não se sabe o que foi considerado um “ônibus acessível”, ou um “ponto de embarques e desembarques acessível” ou uma boa “qualificação dos trabalhadores”. Que isto sirva de alerta na definição me tetas e indicadores de um plano de acessibilidade. Sem as métricas não é possível haver controle social.
Para obter mais informações, enviamos as mensagens que seguem.
mensagem postada no formulário “Contact” em 1º/12/2022:
Boa tarde. Estou reaizando pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Lisboa e gostaria de obter um contato (nome/e-mail) de alguém que possa me fornecer informações adicionais sobre a ação “Possibilitar condições de acessibilidade ao idoso no transporte coletivo público e privado”. Antecipadamente agradeço.
endereço usado para a mensagem: https://extranet.who.int/agefriendlyworld/network/pato-branco/
resposta automática: Message Sent Successfully!
mensagem postada no formulário “Fala Cidadão Pato Branco” em 12/12/2022:
Boa tarde. Trabalho na Prefeitura de Belo Horizonte estou realizando pesquisa de pós-doutorado na Universidade de Lisboa. Gostaria de obter um contato (nome/e-mail) de alguém que possa me fornecer informações adicionais sobre a ação “Possibilitar condições de acessibilidade ao idoso no transporte coletivo público e privado” que consta do documento “Acompanhamento, monitoramento e avaliação das ações, atividades e metas constantes no Plano de Ação Cidade Amiga da Pessoa Idosa referente ao ano de 2018” (2019. 43p.). Esse documento está disponível no website da OPAS.
trechos do relatório (2019):
p.28:
Ação: Possibilitar condições de acessibilidade ao idoso no transporte coletivo público e privado
Atividade específica da ação: Oferecer veículos coletivos adaptados e com equipamentos que garantam a acessibilidade; pontos de ônibus com bancos para descanso; abrigos adaptados, cobertos e bem iluminados;
Qualificar trabalhadores que prestam serviços ao transporte coletivo público e privado; Instalar dispositivos de comunicação visuais e sonoros nos meios de transporte coletivo para orientações e cuidados.
Metas:
Adequar em 80% os veículos com equipamentos de acessibilidade;
Adequar de 80% dos pontos de embarques e desembarque
Qualificação de 50% dos trabalhadores do transporte coletivo.
Indicadores [de transporte coletivo] de resultados:
Percentual de veículos acessíveis para idosos;
Percentual de pontos de embarque e desembarque adequados, bem como;
Percentual de trabalhadores do transporte coletivo qualificados
p.28-28: […] Portanto 100% dos veículos utilizados para o transporte público estão adaptados para acessibilidade dos idosos.
p.29:
Serão 110 novos pontos de ônibus distribuídos pela cidade, em cinco modelos diferentes, que oferecerão abrigo com cobertura e proteção nas laterais, banco e espaço destinado aos portadores de necessidades especiais. Foram avaliados vários modelos para que pudesse ser oferecida a melhor estrutura aos usuários. “
A qualificação dos trabalhadores teve início e está sendo realizada de forma contínua com a concessionária, sendo este um dos pré requisitos a serem cumpridos pela concessionária vencedora do processo licitatório.
p.41: