BHTRANS (2022d14): EMPRESA DE TRANSPORTES E TRÂNSITO DE BELO HORIZONTE S.A – BHTRANS. Diretoria de Dados e Informações para a Transição – DDI. Gerência de Pesquisa e Tecnologia da Informação – GEPTI. Sinistros envolvendo pedestres idosos no município de Belo Horizonte – ano 2021. Belo Horizonte, jul. 2022. 9p. [encontrado em busca na internet por documentos similares ao relatório 2022]. Disponível em: link externo. Acesso em: 29 dez. 2023.
comentário 1: Esse documento integra a lista cronológica do verbete documentos avulsos BHTrans/Sumob-BH e do verbete sinistros de trânsito com vítima (relatórios) em BH.
comentário 2: Esse documento está citado na atividade (CUMPRIDA) n.º 1.1a2 da aba n.º 7 da planilha de atividades do plano Plano Plamu-BH: Elaborar relatório analítico anual de 2021 sobre sinistros de trânsito envolvendo pessoas idosas em Belo Horizonte (redação inicial).
trechos:
Introdução
Desde 2016 as informações de sinistro de trânsito passaram a vir diretamente da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública – SEJUSP para GEPTI/BHTRANS, através de convênio. Foi desenvolvido pela BHTRANS uma interface para recebimento e padronização dessas informações e posteriormente exportação para o Sistema de Sinistros no Trânsito – BH10.
O Departamento de Trânsito de Minas Gerais – DETRAN/MG e a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte – BHTRANS S/A trabalharam em parceria para elaboração de estatísticas de sinistros de trânsito no município de Belo Horizonte de 2000 ao início de 2016. Em março de 2020, devido a pandemia da Covid-19 e ao isolamento social, ocorreram muitas alterações de trânsito, transporte, nos deslocamentos e na mobilidade urbana. Com o processo de reabertura do comércio e serviços em Belo Horizonte e várias cidades da região metropolitana no final de 2020 e início de 2021 o fluxo de veículos e pessoas voltaram a se intensificar, aumentando a exposição de pedestres, condutores e passageiros ao risco de envolvimento em sinistros de trânsito, alterando novamente a realidade de sinistros de transito com vítima para o ano de 2021.
Objetivo
Em Janeiro de 2011, O Conselho Municipal do Idoso – Secretaria Municipal de Políticas Sociais publicou a resolução CMI Nº 001/2010, que dispõe sobre os cuidados necessários para prevenção de quedas nas ruas e logradouros públicos. Para futuros estudos e ações da BHTRANS, é necessário um levantamento dos dados de sinistros de trânsito com idosos. O objetivo principal é identificar os locais mais críticos em número de atropelamentos de pessoas idosas.
Análise
No ano de 2021, no município de Belo Horizonte, com frota de 2.261.515 veículos, ocorreram 11.122 sinistros de trânsito com vítimas, que provocaram 13.062 vítimas não fatais e 113 vítimas fatais in situ. Destes sinistros, 1.124 foram atropelamentos, sendo 42 atropelamentos de animal que incluem pessoas como vítimas.
Desde 2016, a metodologia de contabilização e nomenclatura de sinistros, em casos de múltiplos sinistros simultâneos com apenas um único registro/boletim de ocorrência, considera apenas o primeiro sinistro, que foi a causa principal dos sinistros subsequentes. Nesses casos deve-se ressaltar que pedestres feridos ou mortos podem estar contabilizados em sinistros não classificados como atropelamento.
Dos 1.082 atropelamentos de pessoas, 253 (23,4%) envolveram idosos, sendo 9 sinistros apresentaram vítimas fatais e 244 não fatais.
Ainda sobre sinistros com envolvimento de idosos, se considerarmos os casos de múltiplos sinistros simultâneos, somam-se aos 253 atropelamentos 16 sinistros que tiveram envolvimento de pedestres idosos que não foram classificados como atropelamentos, totalizando 269 sinistros com vítimas idosos pedestres. Não houve sinistros fatais dentre os 16 sinistros não classificados como atropelamento.
As vítimas fatais pedestres foram 37 no ano de 2021, sendo que 9 (24,3%) eram idosas.
Dentre as principais vias que concentram o maior número de idosos vítimas de sinistros destaca-se a Av. Afonso Pena novamente, com o maior número de sinistros, entretanto, quanto ao critério unidade padrão de severidade, o destaque foi para Av. Amazonas, via com maior somatório de unidades padrão de severidade. Ainda, ao contrário do ocorrido no ano de 2020, quando o Anel Rodoviário foi então classificado como a via com maior número de vítimas fatais pedestres idosos, não houve em 2021 uma via que tenha apresentado tal destaque.
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