Este verbete da Biblioteca do LevanteBH foi criado em 02/02/2024 como um desmembramento do verbete estação de transporte coletivo urbano (RMBH).
Inicialmente são apresentadas as diferentes expressões que encerram o conteúdo do verbete.
estação de integração
estação de metrô em português do Brasil /estação de metropolitano em português de Portugal / metro station em inglês / estación de metro em espanhol (castelhano) / station de métro em francês
estação de ônibus em português / bus station em inglês
estação de transporte coletivo
estação de transporte coletivo rodoviário
estação de transporte coletivo urbano
estação de transferência
módulo metropolitano de estação de transferência
módulo municipal de estação de transferência
A seguir, apresentamos as informações iniciais e gerais sobre o assunto estação de transporte coletivo urbano (RMBH). Informações pontuais são apresentadas em verbetes especialmente elaborados, que podem ser acessados pela presente postagem. Destaque-se: é necessário conhecer as particularidades de cada estação para nelas se poder intervir para garantir o direito à acessibilidade com desenho universal garantido pela legislação brasileira vigente, mas sem perder de vista que há sempre um contexto a ser compreendido. As estações aqui analisadas são de dois tipos: transferência e integração.
No website LevanteBH denomina-se estação de transferência cada uma das estações de pequeno porte da rede de transporte coletivo urbano localizadas ao longo nos corredores do Bus Rapid Transiti (BRT). Em função do volume de passageiros, cada estação pode ter mais de um módulo. Cada módulo localizado em Belo Horizonte é denominado Municipal (identificado com cor verde) ou Metropolitano (identificado com cor laranja) em função do tipo de linha que nele operam. Em Belo Horizonte, as estações de transferência do BRT foram planejadas e totalmente construídas pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) com recursos vinculados à realização da Copa do Mundo de Futebol (Fifa). Elas foram inauguradas em 2014. Nos limites do município de Belo Horizonte (PENDENTE há que se checar o que ocorre no restante da RMBH) não há estações de transferência com operação compartilhada de linhas municipais e metropolitanas em um mesmo módulo, o que eleva desnecessariamente o custo operacional da rede.
Clique aqui para acessar o mapa (criado em 01/11/2017 – atualizado em 16/12/2019 – pela BHTrans) da rede BRT dentro do município de Belo Horizonte com todas as estações gerenciadas pela BHTrans. Desde já, destaque-se que esse mapa não contém as estações de BRT sob a responsabilidade da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade de Minas Gerais (Seinfra-MG). (PENDENTE: conferir se esse mapa permanece válido e se é utilizado em algum módulo metropolitano).
As estações de transferência do BRT localizadas em Belo Horizonte com módulos municipais gerenciados pela BHTrans e/ou metropolitanos gerenciados pela Seinfra, têm dois padrões, quais sejam: 1) Área Central (projeto arquitetônico do Escritório B&L) com 6 (seis) estações; 2) fora da Área Central (projeto arquitetônico do Escritório GPA&A) com 39 (trinta e nove) estações (CONFERIR o website da BHTrans informa que são 36). São elas, por corredor:
- corredor Área Central com 6 (seis) estações (no sentido Paraná/Santos Dumont):
- na Av. Paraná com três estações: Estação Tamoios (municipal) / Estação Carijós (municipal) / Estação Tupinambás (metropolitana, “que recebe as linhas de Vilarinho e Justinópolis, exceto as linhas que atendem a Área Hospitalar de BH” segundo Sintran);
- na Av. Santos Dumont com três estações: Estação São Paulo (municipal) / Estação Rio de Janeiro (municipal) / Estação Espírito Santo (metropolitana, que “recebe as linhas de São Gabriel e São Benedito, exceto as linhas que atendem a Área Hospitalar de BH” segundo Sintran);
- corredor Antônio Carlos/Pedro I/Vilarinho com 24 (vinte e quatro) estações:
- na Av. Vilarinho há 4 (quatro estações) com módulos ___PENDENTE: Candelária / Estação Minas Caixa / Estação Quadras do Vilarinho / Estação UPA Venda Nova (sentido Estação Venda Nova/Estação Vilarinho);
- na Av. Pedro I há 6 (seis) estações com módulos municipais e metropolitanos: Estação Cristiano Guimarães / Estação Planalto / Estação São João Batista / Estação Lagoa do Nado / Estação Montese / Estação Monte Castelo (sentido Estação Vilarinho/ Estação Pampulha);
- na Av. Antônio Carlos há 14 (catorze) estações com módulos municipais e metropolitanos: Estação Santa Rosa / Estação Mineirão/ Estação UFMG / Estação Liberdade / Estação Colégio Militar / Estação São Francisco PENDENTE LINK (módulo metropolitano sob investigação do MPMG) / Estação Cachoeirinha / Estação Américo Vespúcio / Estação Aparecida / Estação Operários / Estação Hospital Belo Horizonte / Estação IAPI / Estação Hospital Odilon Bherens / Estação Senai (sentido Estação Pampulha / Área Central);
- no corredor Cristiano Machado há 9 (nove) estações com módulos municipais e metropolitanos: Estação Minas Shopping / Estação Ouro Minas PENDENTE (módulo metropolitano desativado em ___) / Estação União / Estação Ipiranga PENDENTE LINK (módulo municipal sob investigação do MPMG) / Estação Cidade Nova / Estação Feira dos Produtores / Estação São Judas Tadeu / Estação Sagrada Família PENDENTE (módulo metropolitano desativado em ___) / Estação Silvano Brandão (sentido Estação São Gabriel/ Área Central).
Localizada em Venda Nova (Belo Horizonte) há uma estação de transferência na Av. Pedro I com um módulo no padrão Antônio Carlos/Cristiano Machado onde operam apenas linhas metropolitanas. É a Estação Risoleta Neves, única localizada em Belo Horizonte no padrão Escritório GPA&A com essa característica de exclusividade metropolitana. O cidadão morador de Venda Nova, em Belo Horizonte, que utiliza os serviços da Maternidade do Hospital Risoleta Neves, certamente, se perguntará porque não pode usar essa estação usando o seu cartão BHBus.
Localizadas na Área Central de Belo Horizonte, há três estações de transferência, cada uma com um projeto diferente, com operação exclusiva de linhas metropolitanas. São elas:
- Estação Oiapoque (projeto arquitetônico do Escritório ___), PENDENDE aguardando resposta LAI-MG.
- Estação Aarão Reis (projeto arquitetônico do Escritório ___)PENDENDE aguardando resposta LAI-MG.
- Estação Bernardo Monteiro (projeto arquitetônico do Escritório ___). PENDENDE aguardando resposta LAI-MG.
Além das anteriores há um conjunto de pequenas estações de transferência do BRT com projeto de ____ PENDENTE aguardando resposta LAI-MG. Elas estão localizadas dentro e fora de Belo Horizonte e nelas operam exclusivamente linhas metropolitanas. Elas são 13 (treze) ou 12 (doze) VERIFICAR:
- Av. Brasília (município de Santa Luzia): 4 (quatro) segundo Sintran e Seinfra (19/01/2024): Estação Portal Santa Luzia / Estação Ubajara / Estação Atalaia /Estação Alvorada
- MG-10 (municípios de Belo Horizonte e de ___)PENDENTE: 8 (oito) segundo Sintran e 7 (sete) segundo Seinfra (19/01/2024): San Marino (C/B) / Trevo Santa Luzia (C/B) / Serra Verde (C/B) / Cidade Administrativa (C/B) / Morro Alto (sentido?) / Serra Verde (B/C) / San Marino (B/C). VERIFICAR
- Av. Denise Cristina da Rocha (município de Ribeirão das Neves): 1 (uma) não citada na fonte Sintran e ___ Seinfra VERIFICAR. É a Estação Upa Justinópolis.
Localizada em Venda Nova (Belo Horizonte) há uma estação de transferência na rua Padre Pedro Pinto com um módulo no padrão MG-010 (projeto arquitetônico do Escritório ___ PENDENDE aguardando resposta LAI-MG), onde operam apenas linhas metropolitanas. É a Estação Nossa Senhora de Copacabana, única localizada em Belo Horizonte nesse padrão com essa característica de exclusividade.
Para tratar do impedimento de moradores de Belo Horizonte usarem estações metropolitanas localizadas em seu próprio município, se não forem detentores do cartão Ótimo, construímos uma nova postagem denominada “estação de transporte coletivo urbano (RMBH) – em BH proibida a moradores de BH”. Clique aqui para acessá-la.
No website LevanteBH denomina-se estação de integração cada uma das estações de grande porte da rede de transporte coletivo urbano. Elas podem ser intramodais (exclusivas de ônibus) ou intermodais (metrô/ônibus). Elas podem ser abertas ou fechadas; podem estar localizadas dentro e fora de Belo Horizonte. Em documentos de Contagem e do Governo de Minas Gerais encontra-se também o nome terminal de integração (ou simplesmente terminal).
As estações de integração localizadas em Belo Horizonte com operação de linhas municipais de Belo Horizonte têm caractetística intramodal ou intermodal (com o metrô). São elas (clique aqui – link externo BHTrans – para acessar os endereços de cada uma):
- Estação Barreiro (intramodal com linhas municipais de Belo Horizonte e linhas intermunicipais de Contagem e Ibirité);
- Estação Diamante (intramodal com linhas municipais de Belo Horizonte e linhas intermunicipais de Contagem e Ibirité);
- Estação José Cândico da Silveira (intermodal fechada com metrô e linhas municipais de Belo Horizonte);
- Estação Lagoinha (intermodal aberta com metrô e com linhas municipais de Belo Horizonte);
- Estação Pampulha (intramodal com linhas municipais de Belo Horizonte);
- Estação São Gabriel (intermodal com metrô, linhas municipais de Belo Horizonte e linhas intermunicipais);
- Estação Venda Nova (intramodal com linhas municipais de Belo Horizonte);
- Estação Vilarinho (intermodal fechada com metrô, linhas municipais de Belo Horizonte e linhas intermunicipais de São José da Lapa, Santa Luzia, Vespasiano e Lagoa Santa.).
A Rodoviária de Belo Horizonte (oficialmente Terminal Rodoviário Governador Israel Pinheiro – Tergip) é também uma estação de integração de transporte coletivo da RMBH. AGUARDANDO RESPOSTA LAI-MG solicitadas em 25/01/2024 e 01/02/2024 para prosseguir na construção deste parágrafo.
Na RMBH há também três outras estações de integração localizadas fora de Belo Horizonte com operação exclusiva de linhas metropolitanas. São elas: Estação São Benedito (em Santa Luzia), Estação Justinópolis (em Ribeirão das Neves) e Estação Morro Alto (em Vespasiano, denominada pelo Governo MG de “terminal” em vez de “estação”).
PENDENTE Descobrir onde é o Terminal Tancredo Neves (fonte: link externo).
PENDENTE: Buscar informações sobre Estação São José (provisoriamente: na TV Globo em 26/02/2024 + no Estado de Minas em 14/01/2019).
PENDENTE: Completar aqui com outras estações que estão sendo planejadas no PlanMob-RMBH.
No website LevanteBH denomina-se denomina-se estação de metrô cada uma das estações de integração para operação do transporte ferroviário urbano. Atualmente elas estão majoritariamente localizadas em Belo Horizonte, com apenas uma (Estação Eldorado) no município de Contagem (onde são integradas linhas metropolitanas e linhas municipais de Contagem). Em todas elas há integração do metrô com linhas de ônibus, seja por meio de uma estação fechada ou não.
As estações do metrô da RMBH são intermodais ônibus/metrô (abertas ou fechadas). Algumas (como São Gabriel) são acopladas a estações fechadas de ônibus com integração físico-tarifária, outras (como Lagoinha) são acopladas a estações abertas apenas com integração tarifária. Outras estações (como Vila Oeste) possuem integração tarifária sem uma estrutura física específica para os ônibus, que embarcam/desembarcam passageiros em pontos de ônibus implantados nas proximidades.
Em jan. 2024, na RMBH há uma linha de metrô em operação com 19 (dezenove) estações de metrô e uma segunda linha em fase de implantação, derivando da primeira, com outras 8 (oito) estações. A linha 1 foi inaugurada em ___ e a linha 2 ___ está planejada para iniciar operação em ___.
As estações em operação são, nessa sequência, no sentido oeste/norte: Eldorado / Cidade Industrial / Vila Oeste / Gameleira / Calafate / Carlos Prates / Lagoinha / Central / Santa Efigênia / Santa Tereza / Horto / Santa Inês / José Cândido da Silveira / Minas Shopping / São Gabriel / Primeiro de Meio / Waldomiro Lobo / Floramar / Vilarinho. Junto a algumas dessas estações de metrô há, acopladas, estações de integração (conforme descrito anteriormente). PENDENTE: criar uma postagem para cada estação para receber informações pontuais.
As estações em fase de implantação são: uma estação estendendo a linha 1 dentro do município de Contagem (Novo Eldorado) e sete estações da linha 2. As estações da linha 2 são, nessa sequência, iniciando na linha 1 (entre Estação Gameleira e Estação Calafate): Nova Suíça, Amazonas, Nova Gameleira, Nova Cintra, Vista Alegre, Ferrugem e Barreiro (onde já existe uma estação intramodal de ônibus).
Clique aqui para acessar no website do Metrô BH o mapa da rede ferroviária urbana da RMBH com .
Por fim, completando o panorama, há na RMBH um conjunto de estações também em fase de implantação em Contagem para o denominado Sistema Integrado de Mobilidade – SIM. Ele é composto por três corredores, com dois tipos serviço: o BRT (Bus Rapid Transit) e o BRS (Bus Rapid Service). O SIM é estruturado em 5 (cinco) estações de integração e 10 (dez) estações de transferência.
- estações de integração: Darcy Ribeiro, Sede, Petrolândia, Ressaca e Eldorado
- estações de transferência: localizadas no canteiro central do Corredor Norte-Sul, as 10 (dez) estações serão compostas por 3 (três) edificações: estação municipal, estação metropolitana e anexo central, com bilheteria única para embarque em ambas as estações (repetindo-se, assim, erro do BRT de Belo Horizonte).
Diante da profusão de informações contidas neste verbete, organizamos um arquivo, em planilha Excell, que sistematiza todas as informações. Clique aqui para acessar essa planilha, que ainda em fase inicial de elaboração.